Consultar Bolsa Família 2023 – Veja como saber se você tem direito
Se o retorno do Bolsa Família se confirmar em 2023, veja quais devem ser as opções disponíveis para consultar o benefício.
Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições, o retorno do Bolsa Família em 2023 é bastante provável, o que gera dúvidas em questões como valores, calendário e como consultar o benefício.
Afinal, a volta do Bolsa Família significaria o fim do Auxílio Brasil, e a mudança de um programa também pode causar alterações em certos processos.
Por isso, veja a seguir como funciona a consulta ao benefício e saiba se o procedimento deve seguir o mesmo caso o Bolsa Família realmente volte no próximo ano.
Como consultar o Bolsa Família?
Primeiramente, é importante destacar que a volta do Bolsa Família ainda não foi confirmada. Por isso, o programa segue se chamando “Auxílio Brasil”.
Confira também
Bolsa Família 2023 – Previsões: calendário, valores pagos e quem recebe
Mas caso a mudança se confirme, a tendência é que o procedimento para consultar o Bolsa Família não seja muito diferente da consulta ao Auxílio Brasil.
Uma das opções de consulta ao benefício, por exemplo, é pelo aplicativo ou site do Cadastro Único. E por meio da plataforma do CadÚnico, os inscritos conseguem consultar todos os benefícios aos quais eles têm direito.
Isso porque o CadÚnico é o sistema usado pelo governo para selecionar famílias para programas sociais. Portanto, se o Bolsa Família voltar, a tendência é que os interessados consigam consultar o benefício pela plataforma do CadÚnico.
Outra opção de consulta que pode seguir disponível mesmo com a mudança é o Caixa Tem. Afinal, o Caixa Tem é usado para realizar os pagamentos do Auxílio Brasil, o que não deve mudar com o eventual retorno do Bolsa Família, já que a Caixa sempre foi o banco público responsável pelos pagamentos.
Consulta por telefone
As opções de consulta ao benefício por telefone também devem seguir as mesmas se o Bolsa Família voltar no próximo ano, já que são centrais de atendimento de órgãos públicos.
Para consultar o benefício por telefone, os interessados podem ligar para o número 121 (Ministério da Cidadania) ou para o 111 (Caixa Econômica Federal).
VEJA TAMBÉM
Bolsa Família de R$ 600 em 2023? Veja quais as chances disso acontecer