Pagamento DAS-MEI 2023 – Passo a passo atualizado de como pagar a contribuição mensal

Fique sabendo como realizar o pagamento do imposto conhecido como DAS-MEI em 2023, para começar a se organizar e evitar inadimplência.


O DAS-MEI é um documento que deve ser pago todos os meses por quem atua no regime conhecido como MEI (Microempreendedor Individual) e em 2023 esse cenário não vai mudar.

Na matéria a seguir, você fica sabendo o passo a passo para realizar o pagamento do tributo.

O que é esse documento?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é o documento que MEI deve utilizar para pagar o imposto que tem obrigação de pagar mensalmente.

Veja também: 10 modelos de carros mais econômicos: diminua seus gastos com combustível em 2023!

O valor do DAS-MEI pode variar de acordo com a atividade exercida pelo MEI, ficando entre R$ 61,60 e R$ 66,60. No meio disso, é importante saber que o prazo para o pagamento mensal é igual para todos os contribuintes, sendo finalizado no dia 20 de cada mês.

O MEI não tem a possibilidade de alterar esta data, portanto ele precisa se organizar para quitar o tributo até o vencimento.

Como pagar o DAS-MEI?

Para realizar o pagamento do chamado DAS-MEI em 2023, o profissional deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acessar o Portal do Empreendedor ou acessar diretamente o aplicativo do sistema, entrando na conta com os dados de login único;
  2. Ir para a área do DAS;
  3. Depois, inserir as informações solicitadas;
  4. Escolher o período do boleto a ser pago, selecionando o ano e o mês, e, por fim, solicitar a emissão do documento.

Com os documentos em mãos, o MEI pode fazer o pagamento diretamente no banco onde tem conta, em uma agência física ou pelo aplicativo deste.

O que acontece com quem deixa de pagar?

Quando o cidadão que é obrigado a pagar o DAS deixa de fazer sua contribuição, acontece com o que acontece a todo consumidor inadimplente: ele corre o risco de ficar com o nome inscrito na dívida ativa.

Sendo assim, caso o MEI deixe de efetuar o pagamento, deve procurar resolver a sua situação junto à Administração Pública o mais rápido possível. Até porque isso vai impedir que ele contrate empréstimos, abra contas bancárias e receba restituição do IR, o imposto de Renda.

Veja também: [QUIZ] Onde ficam estes pontos turísticos famosos do mundo?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.