Prouni 2023: quem pode participar? Tire todas as suas dúvidas!
Quem pode participar do Prouni 2023, que começa já em fevereiro? Se essa é sua dúvida, veja a resposta aqui!
Junto da virada do ano vem a expectativa para as inscrições nas oportunidades de acesso ao ensino superior para quem fez o ENEM. Entre os programas mais procurados do governo está o ProUni, ficando a pergunta: quem pode participar do ProUni 2023?
Quem pode participar do ProUni 2023
O Programa Universidade Para Todos, mais conhecido como ProUni, foi criado em 2005 e, desde então, tem dado a milhares de estudantes de baixa renda a chance de cursarem o ensino superior em instituições particulares com bolsas de até 100%.
Como o objetivo do ProUni é democratizar a educação, especialmente para aqueles estudantes que não teriam tal oportunidade de outras formas, o programa possui uma série de regras para selecionar quem terá direito às bolsas oferecidas.
Portanto, se você tem interesse em entrar em uma faculdade particular através do ProUni, fique atento às normas que definem quem pode participar do ProUni 2023.
Regras para o ProUni 2023
Para concorrer às bolsas ofertadas pelo ProUni é preciso se adequar a uma das categorias abaixo:
- Renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas de 100%
- Renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas de 50%
- Ser professor da rede pública de educação básica, integrando o quadro permanente (válido apenas para inscrição em cursos de Licenciatura e Pedagogia)
Neste último caso, os professores aptos a receberem uma bolsa pelo ProUni não precisam estar no limite de renda mensal estabelecido.
Além disso, para ser elegível a uma bolsa de estudos pelo ProUni, é preciso também cumprir algum dos determinados pré-requisitos:
- Ter cursado o ensino médio totalmente em escola pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral ou parcial ofertada pela própria instituição;
- Ter cursado o ensino médio de forma mista, em escola pública e em escola particular, com bolsa integral ou parcial ofertada pela instituição;
- Possuir alguma deficiência comprovada.
Por fim, outras regras importantes para a participação do ProUni são:
- Não ter diploma de formação no ensino superior (se ainda estiver cursando pode participar);
- Nota igual a, ou acima de, 450 na prova do ENEM e não ter tirado zero na redação;
Quais provas do ENEM serão válidas para o ProUni 2023?
A inscrição e seleção dos bolsistas do ProUni 2023 serão feitas no ano de 2023 e tomarão como base a prova do ENEM feita em 2022 por estudantes do Brasil todo.
No entanto, para esta edição do programa também serão válidas as notas obtidas na edição anterior da prova, ou seja, no ENEM de 2021.
Assim sendo, se você perdeu as inscrições do ENEM 2022, ou não compareceu à prova por qualquer motivo que seja, poderá utilizar o resultado obtido no ano passado para se inscrever no ProUni 2023.
Desta forma, o programa dará a chance de ainda mais pessoas ingressarem no ensino superior. Esta decisão é recebida com alívio por muitos estudantes, especialmente dada a alta taxa de abstenção na prova deste ano, que chegou a mais de 30 por cento.
Data de inscrição e resultado do ProUni 2023
Em novembro de 2022 o MEC divulgou as datas dos processos seletivos para o ensino superior do ano que vem. Estes são o ProUni, FIES e SISU. Porém, um tempo depois, essas datas foram antecipadas.
Segundo o Ministério da Educação, as inscrições para o ProUni 2023 se iniciarão no dia 28 de fevereiro, indo até o dia 3 de março.
Já os resultados serão divulgados no dia 7 de março, para a primeira chamada, e 21de março para a segunda.
As inscrições deverão ser feitas por quem pode participar do ProUni 2023 através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com uma conta Gov.br.
Lembrando que estas datas são válidas para a primeira edição do ProUni 2023, com entrada no primeiro semestre.
Quais documentos são necessários para fazer a matrícula através do ProUni 2023?
A matrícula através do ProUni é de responsabilidade da instituição para a qual o estudante foi aprovado. Assim, os documentos necessários podem variar de uma faculdade para outra.
Mas, obviamente, alguns documentos são obrigatórios. Entre eles estão:
- Documento de identidade do candidato e familiares;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda do candidato e familiares;
- Comprovante de deficiência no caso do candidato que a possui.
Portanto, fique atento aos portais do MEC e, quando necessário, entre em contato com a Faculdade onde passou para dar continuidade ao processo.
Você também pode gostar de ler:
Me inscrevi no Prouni e FIES, posso fazer inscrição no Sisu?
https://nodetalhe.com.br/me-inscrevi-no-fies-prouni-posso-fazef-inscricao-no-sisu/