INSS: Como fazer o agendamento prévio para atendimento presencial nas agências?


Quem precisar ser atendido presencialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deve agendar um horário com antecedência. Essa medida começou a valer com a pandemia de Covid-19, com o objetivo de evitar aglomerações nas agências. 

Para marcar uma data e horário para ser atendido no INSS, de forma presencial, siga esse passo a passo:

Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto;

  1. Faça o seu cadastro. Se você já estiver cadastrado, realize o login com o número do CPF e a senha de acesso;
  2. Clique na aba “Agendamentos/Solicitações ”;
  3. Em seguida, clique em “Novo requerimento”;
  4. Escolha qual tipo de atendimento você deseja receber quando comparecer a uma agência;
  5. Você pode acompanhar o resultado da sua solicitação de agendamento em “Resultado de requerimento”;
  6. Por fim, basta ir até uma agência do INSS na data e horário marcados pela internet.

Fila nos atendimentos

unidade previdência social
Atendimentos nas agências da INSS deve ser agendado com antecedência. (Imagem: Divulgação/INSS)

Se você realmente precisar ser atendido presencialmente por um funcionário do INSS, não tenha pressa. Em janeiro deste ano, 1,7 milhão de pedidos estavam na fila para análise, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. 

A maioria das solicitações trata sobre Benefício de Prestação Continuada para deficientes e de Auxílio de Incapacidade Temporária. 

De acordo com o Instituto, esse acúmulo de pedidos não pode ser resolvido rapidamente por conta da pandemia de Covid-19. “Mesmo após a retomada gradual do atendimento, o INSS não conseguiu reabrir com sua capacidade total, visto que há servidores do atendimento, peritos médicos federais e assistentes sociais que fazem parte do grupo de risco, portanto, estão em trabalho remoto”, informa por meio de nota.  

Com isso, o tempo de espera para o recebimento de uma resposta pode ultrapassar 30 dias. 

Serviços online do INSS

Mais de 90 serviços estão disponibilizados de maneira online no Meu INSS, para evitar a necessidade do comparecimento presencial nas agências. Esse sistema pode ser acessado todos os dias a qualquer horário. 

Outra opção é fazer uma chamada telefônica para a Central de Atendimento do Instituto. Neste caso, os atendimentos são feitos de segunda-feira a sábado, das sete horas da manhã até às dez horas da noite, no horário de Brasília. 

A realização de agendamentos, remarcações, marcação de consultas, solicitação de requerimentos de prorrogação, solicitação de revisão de benefícios, obtenção de orientações e informações, registro de reclamações, elogios ou denúncias podem ser feitos na Central. 

Alguns dados pessoais podem ser solicitados durante a ligação, como:

  • CPF;
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS ou NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Número do benefício, caso exista.

Atenção: funcionários do INSS NÃO solicitam dados financeiros ou senhas. Caso isso aconteça pode ser um golpe

Atendimento presencial nas regiões Norte e Centro-Oeste

Nesta semana, os atendimentos nas agências do INSS das regiões Norte e Centro-Oeste voltaram à normalidade. Antes, apenas Perícia Médica e Avaliação Social eram realizadas. A partir de agora, todos os serviços retornam mediante agendamento prévio. 

O Instituto reforça em nota: “Cabe destacar que em todas as unidades estão sendo adotadas rigorosas medidas, visando atender os protocolos de proteção e prevenção ao contágio para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. E que apenas atendimentos agendados estão sendo realizados nas agências do INSS desde o início da pandemia.”

Até o dia 30 de abril, as Agências Móveis Flutuantes do INSS, chamadas de PREVBarcos vão passar por comunidades ribeirinhas do Pará. Elas vão levar serviços para os municípios de:

  • Óbidos (PA);
  • Oriximiná (PA);
  • Cachoeira Porteira (PA);
  • Cachoeira do Arari (PA);
  • Muaná (PA).

Os atendimentos realizados pelo PREVBarcos são:

  • Requerimento de aposentadoria;
  • Solicitação de salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Benefício assistencial (BPC-LOAS).

A distribuição de senhas é feita no primeiro dia em que as Agências Móveis Flutuantes chegam ao município. Essa etapa começa a ser realizada a partir das 7h30. Normalmente, equipes da Prefeitura auxiliam nesse processo para manter a organização fas filas.

Para saber as datas em que os PREVbarcos vão passar pelos municípios do Pará, acesse o site do INSS

Fontes: Agência Brasil e UOL.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!