Tipos de iluminação para valorizar o seu jardim à noite; fizemos esses ajustes e TRANSFORMAMOS nosso jardim
Quem disse que a área externa de casa só pode encantar durante o dia? Com iluminação apropriada, esse ambiente também se torna belo e funcional durante a noite, e nesse texto iremos falar justamente sobre artigos de iluminação que irão valorizar muito o jardim da sua casa.
Veja Também:
Escolha os tipos de flores que duram muito mais; primavera o ano todo no seu jardim
Muito mais que iluminar, as luzes tem grande função embelezadora e podem transformar qualquer ambiente em algo mais interessante, a depender da estratégia que lhes é dada.
Assim, há diversas vantagens em optar por colocar luzes na área externa da casa, tanto em questões de segurança e funcionalidade, quanto do ponto de vista decorativo. Portanto, confira a seguir alguns tipos de iluminação externa que tornarão o seu jardim em uma ambiente belo e delicioso de permanecer mesmo durante a noite.
Refletores de solo
Iniciando essa lista, uma das iluminação de maior efeito em jardins durante a noite é feita com a disposição de refletores de solo.
Esse tipo de iluminação é usada para destacar pontos específicos devido a sua potencia, mas também servem muito bem para dar luminosidade à áreas maiores.
Assim, refletores de solo podem ser dispostos nas raízes de árvores, plantas, cercas vivas ou na base de fontes, com o objetivo de puxar a atenção para os atrativos mais bonitos do ambiente.
Iluminação subaquática
A iluminação subaquática é uma das mais buscadas por quem possui piscinas, espelhos d’água ou fontes na área externa de casa.
Confeccionadas com materiais próprios para serem submersos, esse tipo de iluminação é de grande utilidade, pois permite que a área de piscina, por exemplo, seja utilizada também a noite, com mais segurança e comodidade.
Para além disso, ela destaca os chamativos aquáticos do seu jardim, sendo perfeitas para encantar moradores ou visitantes da casa.
Arandelas
As opções de iluminação de paredes proporcionam um diferencial interessante ao jardim, pois além de iluminar áreas mais amplas de forma sútil, dão um visual muito bonito quando inseridas em meio à natureza.
As soluções mais comuns para esse tipo de iluminação são conhecidas como arandelas, porém, é possível imitar esse mesmo efeito utilizando refletores embutidos na parede, ou ainda, spots de led.
Iluminação de teto
Para ambientes externos com pergolados ou varandas, ter uma iluminação uniforme é importante.
Essas áreas são comumente usadas para convívio, portanto, assumem características mais confortáveis, com a disposição de móveis que permitam uma reunião de pessoas.
Nesse caso iluminação com cordões de luzes de led no teto, são práticos, funcionais e dão um ar de romantismo belíssimo ao ambiente.
Iluminação de caminho
Por fim, nada mais funcional do que poder contar com um caminho iluminado no momento em que se chega em casa a noite.
Proporcionando mais conforto e segurança, os caminhos iluminados podem ser construídos com o uso de várias soluções em iluminação, desde o uso de luminárias de chão, como as mostradas na imagem acima, até o uso de spots de solo, lanternas, ou ainda balizadores que proporcionam uma luminosidade específica.
Cuidados com a iluminação externa da casa
Para além da beleza e funcionalidade, para que a iluminação de jardim não acabe se tornado uma dor de cabeça, é importante se atentar a dois principais cuidados.
O primeiro deles é sempre investir em materiais e artigos específicos para serem usados na área externa. Lembre-se que essa iluminação fica exposta ao tempo, chuvas, calor e outros fatores, e por isso deve ter durabilidade garantida para evitar prejuízos.
O segundo é sempre buscar o auxílio de um eletricista para a instalação.
É fato que alguns ajustes simples de elétrica podem ser feitos por quase qualquer pessoa, porém, em se tratando de iluminação externa, o cuidado deve redobrado.
Assim, para garantir um bom isolamento de fios, ligações corretas em quadro de energia e outros pormenores, nada mais seguro que contar com a assistência de um profissional.
Você também pode gostar de ler:
Como fazer um jardim vertical: 10 dicas e ideias para criar um em casa