Não jogue fora: 4 jeitos criativos de usar a ÁGUA DO COZIMENTO DE LEGUMES

Sabia que dá para usar a água do cozimento de legumes de diversas formas? Confira dicas criativas e sustentáveis e evite desperdício.


Uma boa notícia para as pessoas que tentam fazer da sustentabilidade um estilo de vida é que é possível usar a água do cozimento de legumes de formas bem inusitadas.

Veja também: Dicas e receitas para fazer a MELHOR BATATA ASSADA que você já comeu

Esses usos são bem diversificados e podem ficar na cozinha, valendo para outras receitas, e até mesmo para fora da área da culinária.

Não jogue fora: 4 jeitos criativos de usar a ÁGUA DO COZIMENTO DE LEGUMES

É bom conhecer diferentes formas de usar a água do cozimento de legumes e evitar desperdícios em casa.

1) Fazer sopa

Se a ideia é fazer uma sopa que contenha muitos nutrientes e tenha um sabor ainda melhor, é uma boa ideia investir no reaproveitamento da água dos legumes que cozinhou. No caso, você vai usar essa água como a base para o preparo da sua sopa.

Tendo essa água, o que você precisa fazer é ir adicionando outros ingredientes, que podem variar de acordo com seus gostos. Você pode usar frango desfiado, macarrão, tomate, cenoura, batata e mais. Deixe todos os condimentos cozinharem, até que eles adquiram uma consistência macia.

Daí é só temperar como você gosta e em seguida servir a sopa quente. É bom ter um pão para acompanhar ou mesmo dá para arriscar fazer um acompanhamento um pouco diferente, também fruto de reaproveitamento de comida, para deixar a refeição mais apetitosa.

2) Cozinhar arroz

A água que você usou para cozinhar legumes na hora de preparar alguma refeição também vai poder ser usada para cozinhar arroz, na mesma ou em uma nova refeição. E o bom é que essa prática não é nem um pouco complicada. Ainda deixa o arroz mais saboroso e saudável, devido aos nutrientes extras que vai receber.

Nesse caso, tudo que você vai fazer de diferente na hora do preparo é trocar a água comum para cozinhar o arroz pela a água de cozimento de legumes.

Para quem preza pela boa saúde e os cuidados com o corpo, essa medida é muito boa, porque ela vai dar um sabor especial ao prato, além de aumentar a quantidade de nutrientes, como comentamos. Só tome cuidado para o caso de a água ter sal e outros temperos. O ideal é evitar salgar e temperar ainda mais e acabar perdendo a qualidade do alimento.

3) Regar plantas

Quem preza pela sustentabilidade fica feliz duas vezes com esse tipo de uso da água de cozimento de legumes. A possibilidade de a água de cozimento de legumes ser utilizada para regar plantas é boa pelo reaproveitamento e para o meio ambiente.

Esse uso é possível porque a água que foi usada para ferver legumes acaba absorvendo uma boa quantidade de nutrientes. Eles são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Só que a água deve ter fervido o alimento sem qualquer tempero. Do contrário, não é recomendado usar.

Antes de regar as plantas com essa água, o que você precisa fazer é se certificar de que a água ela está fria, pois se estiverem muito quente vai acabar fervendo as plantas. No geral, é bom evitar despejar a água diretamente sobre as folhas, para não correr esse risco.

4) Preparar molhos

Novamente, se a água do cozimento não tiver excesso de sal ou uma extravagante quantidade de tempero, dá para reaproveitar esse líquido na preparação de molhos.

Nesse caso, basta colocar a água no liquidificador e depois adicionar um pouco de azeite e temperos, como alho e pimenta. A escolha de temperos deve ser da sua escolha. Daí é só bater por alguns instantes, até ver uma solução uniforme.

Quando terminar de bater, você terá um molho que poderá ser usado para acompanhar diferentes alimentos, como saladas, massas e outros pratos. Vai da preferência de cada um.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.