Vídeo viral ensina a plantar tomate em casa: funciona mesmo? Veja nosso veredito!

Vídeo viral do Tiktok ensina dicas para plantar tomate em casa. Mas será que elas fazem sentido? Confira isso, e outras dicas para a horta


Já pensou em plantar tomate em casa e ter à disposição esse fruto sempre que desejar fazer uma receita? Pois há alguns dias, um vídeo do Tiktok viralizou ao dar dicas de como plantar tomate em casa e manter a planta saudável até o momento de colher os frutos.

Veja Também:

Como plantar Lírio da Paz: guia definitivo com tudo o que você precisa

Desde sempre, manter uma horta em casa é sinônimo de economia quando se vai à feira e também de uma alimentação mais saudável, já que produtos cultivados em casa costumam ter muito menos produtos químicos.

Vídeo viral ensina a plantar tomate em casa funciona mesmo Veja nosso veredito!

Assim, confira a seguir o vídeo viral sobre como plantar tomate, se as dicas dadas no vídeo realmente são válidas, além de outras ótimas sugestões para que a sua plantação cresça forte e saudável.

Vídeo viral ensina como plantar tomate

O vídeo que voltou à fazer sucesso na plataforma TikTok foi publicado por Erika Canton, uma jovem que dá várias dicas sobre cultivo em seu perfil.

Na publicação em questão, a moça dá três dicas interessantes para quem deseja iniciar uma plantação em casa. Confira:

@erikacanton 3 truques para plantar tomate 🍅 #plantas #plants #tomate #comoplantar #cultivo #jardinagem ♬ som original – Érika Canton

As dicas realmente fazem sentido?

Para quem está se perguntando se as dicas dadas por Erika realmente são boas, a resposta é sim! Confira:

Dar preferência para qualidades de tomates menores

Como Erika reitera no vídeo, qualidades de tomates menores, como os cereja, exigem muito menos cuidados para darem bons frutos.

Frutos menores não precisam de uma quantidade muito grande de nutrientes, portanto, a adubação da planta pode ser mais espaçada. Além disso, esses tomatinhos costumam ter mais resistência á pragas e a fatores climáticos.

Retirar os brotos “sugadores”

O broto que a moça retira de seu pé de tomate no vídeo são chamados de “brotos sugadores”.

Eles são caracterizados como ramos de galhos finos e folhas menores, e precisam ser retirados da planta pois são “sugadores” dos nutrientes direcionados aos frutos.

Caso permaneçam, o mais certo é que a planta acabe dando menos frutos do que poderia.

Atenção com a irrigação

Quando está crescendo, o tomateiro precisa que seu solo esteja bastante úmido. Porém, após os frutos nascerem, o ideal é que essas irrigações sejam mais espaçadas.

No caso, é melhor regar o seu tomateiro  uma ou duas vezes na semana de forma mais profunda (com mais água), do que regá-lo todos os dias.

Outras dicas para plantar tomates

Além das ótimas dicas encontradas no vídeo, seguir mais algumas podem garantir que os seus tomates cheguem à mesa com qualidade garantida.

Sementes não devem ser plantadas em profundidade

Se quando for plantar seus tomates a opção for por realizar a semeadura direto no solo, ao invés de plantar mudas já crescidas, é preciso atenção à profundidade do plantio.

O ideal é colocar as sementes (de 3 a 5) em buracos com profundidade que não ultrapassem 1cm de profundidade. Caso contrário corre-se o risco de as sementes não conseguirem brotar para fora da terra.

Tomate precisa de sol

Ao iniciar uma plantação de tomate, seja em solo ou em um vaso, tenha em mente que essa é uma planta que exige grande incidência de sol.

O ideal, é que os tomateiros fiquem expostos diretamente ao sol por pelo menos 6 horas diárias.

A técnica do “tomate envarado”

Quando os pés de tomate começam a crescer é bastante comum que suas folhas comecem a perder o vigor e a planta tenda a crescer sem rumo.

Para evitar que isso aconteça e possibilitar que a planta se desenvolva plenamente, o ideal é colocar em prática a técnica de “envaramento”.

Essa técnica nada mais é do que amarrar o pé de tomate já um pouco crescido, em uma vara fincada ao chão. Com isso, a planta ganha um rumo de crescimento e tem liberdade para crescer ser ser “derrubada” pelo peso dos frutos e folhas.

CONFIRA Também:

Como plantar Lavanda? Guia definitivo para plantar com sucesso

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.