Como plantar grama: guia definitivo para fazê-la crescer em seu jardim
Confira as principais etapas para plantar grama em seu jardim e conheça alguns cuidados que você deve ter para que ela cresça bem.
Poucas coisas deixam um jardim tão charmoso quanto uma grama verdinha e bem cuidada, mas é necessário tomar alguns cuidados antes mesmo de plantar para garantir que ela cresça bem.
Veja também: Tenha um jardim controlado: 5 plantas que não crescem muito
Além disso, os cuidados devem se manter depois de plantar a grama, para garantir que ela esteja sempre bonita e saudável.
A seguir, você confere um guia com as etapas para plantar grama em seu jardim e os principais cuidados logo após o plantio.
Passo a passo de como plantar grama em seu jardim
Conforme já adiantamos, as etapas para plantar grama em seu jardim vão desde o “pré-plantio” até o pós. Para entender melhor esta questão, separamos as etapas em tópicos.
1 – Para começar, defina a área de plantação
Primeiramente, é necessário definir o tamanho da área em que a grama será plantada. Vale lembrar que o gramado não precisa ser grande, pode ser uma pequena área em um local específico.
Além disso, você também deve considerar o formato do gramado. Isto é, será um tradicional quadrado de grama, ou ele terá um formato triangular, retangular ou até mesmo de círculo?
Esta etapa é importante não só para definir a quantidade de grama necessária para a área, como também o tipo de plantio, o que nos leva ao próximo tópico.
2 – Plantação em placas ou por sementes?
Muitas pessoas escolhem plantar grama em placas. Estas placas são gramas pré-cultivadas que você pode colocar diretamente no seu jardim.
No entanto, elas costumam ser quadradas e medir 50 cm x 50 cm, então é importante saber se este formato casa com a área que você programou para o seu gramado.
Além das placas, também é possível plantar grama por semente, o que custa mais barato. Por outro lado, a plantação por semente também demora mais, por isso a opção pelas placas é bastante comum.
3 – Que tipo de grama você quer plantar?
Aqui chegamos a uma etapa muito importante, que define as chances de sucesso do seu gramado. Afinal, é fundamental que o tipo de grama se adeque ao clima local, ao tipo de solo e a outras situações.
Nesse momento, é importante considerar algumas questões que fazem muita diferença, como por exemplo:
- Qual é a incidência de sol na área?
- Chove muito na região? Se for pouco, será possível regar a grama com frequência?
- O solo é fértil?
- As pessoas irão pisotear a grama?
- A área é plana ou inclinada?
- Qual é a sua disponibilidade para os cuidados de manutenção?
É importante saber sobre estas questões para comprar o tipo de grama mais adequado para o seu jardim, considerando o quão resistente ela precisa ser, por exemplo.
4 – É preciso deixar o solo pronto para plantar a grama
Após escolher o tipo de grama que irá decorar o seu jardim, chegou a hora de preparar o solo. Nesse momento, os cuidados vão desde a limpeza do terreno até a adubação do solo.
Para preparar o solo, a primeira coisa a se fazer é remover entulhos e substâncias que podem prejudicar o crescimento da grama, como mato, ervas daninhas pedras e entulhos.
Também é necessário fazer a adubação e o nivelamento necessários para o plantio. Nesse caso, você deve considerar o tipo de grama que escolheu, ou seja, pesquisar qual é o tipo de adubo que ela precisa.
No caso do nivelamento, o ideal é deixar o terreno o mais homogêneo e plano possível, usando um enxada ou máquina para fazer sulcos.
5 – Hora de plantar a grama
Após todos os preparos necessários, você deve ter o cuidado de plantar as placas de grama alinhadas lado a lado. Dessa forma, ela podem enraizar e crescer de maneira uniforme.
Além disso, também é fundamental ter atenção com a irrigação. Afinal, a irrigação logo após o plantio é muito importante, pois ela permite que a grama fixe no solo e cresça bonita e verdinha.
E para deixar o seu jardim ainda mais charmoso, aproveite para conferir essas dicas sobre iluminação noturna.
Você também pode gostar de ler
Cuidar de um jardim em casa pode ser mais fácil do que você imagina; veja nossas dicas