Boicote no Nubank? Banco é alvo de críticas após comercial com influenciadora
Entenda por que algumas pessoas estão promovendo um boicote ao Nubank após a participação de uma influenciadora em um comercial da empresa.
O Nubank, uma das principais fintechs do Brasil, está enfrentando um boicote promovido por bolsonaristas por conta de uma campanha publicitária que envolveu a participação de uma influenciadora digital.
O vídeo da campanha conta com a influenciadora “Ademara” (ademaravilha, no Instagram), que em 2022 comemorou a vitória do presidente Luís Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais, o que irritou bolsonaristas.
[lwptoc]Entenda a tentativa de Boicote ao Nubank
O boicote ao Nubank está sendo promovido por bolsonaristas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente está inelegível.
Alguns seguidores do ex-presidente pessoas se organizam nas redes sociais e utilizam hashtags específicas para difundir sua mensagem e mobilizar pessoas a aderirem ao boicote.
O motivo do boicote ao Nubank está relacionado a um comercial da empresa que contou com a participação de uma influenciadora digital Ademara.
Em vídeos no TikTok, bolsonaristas mostram a influenciadora comemorando a eleição do presidente Lula e incentivam pessoas a cancelarem suas contas no Nubank por causa disso.
Boicote ao Nubank pode dar certo?
Embora o boicote ao Nubank esteja sendo promovido com ímpeto por bolsonaristas, é improvável que isso tenha um impacto significativo sobre a instituição.
Em julho deste ano, o Nubank ultrapassou o Banco do Brasil em número de clientes, se tornando o quarto banco com mais clientes no país. Contando com a Colômbia e o México, a instituição tem 90 milhões de clientes.
Portanto, é difícil acreditar que uma campanha de um grupo específico de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro afete os números de uma instituição com quase 100 milhões de clientes.
Além disso, também podemos pegar como exemplo o caso do chocolate Bis para ilustrar o impacto de um boicote de bolsonaristas a uma marca específica.
Bolsonaristas também tentaram boicotar o Bis
Em outubro, bolsonaristas também tentaram promover um boicote ao chocolate Bis devido a uma campanha que envolveu o influenciador Felipe Neto, que também é crítico a Bolsonaro e apoiou Lula em 2022.
No entanto, o boicote ao Bis não obteve o sucesso esperado. Apoiadores de Bolsonaro chegaram a espalhar notícias falsas sobre quedas nas ações da Mondelez, dona da Lacta, e supostos prejuízos de R$ 40 bilhões após a campanha pelo boicote ao Bis, o que é mentira.
Na verdade, apesar das críticas e da mobilização nas redes sociais, as ações da empresa dona do Bis subiram logo após o início do boicote.
Você também pode gostar de ler
Como conseguir limite adicional para PIX e Boletos no Nubank