Pronatec ES: 600 vagas estão abertas para cursos profissionalizantes

Felipe Matozo

13/05/2021

Na última quarta-feira (12/05), começaram as inscrições para o Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Espírito Santo. As vagas disponibilizadas pelo Pronatec ES são para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), e as aulas acontecem na modalidade de Ensino à Distância (EaD).

Ao todo, são 600 vagas para moradores de 12 cidades capixabas, que podem se inscrever em sete opções de cursos diferentes. Entretanto, os cursos não são os mesmos para todos os municípios. 

Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site, e ler o edital com as regras antes de se inscrever. Para realizar a inscrição, é preciso anexar o CPF, um documento oficial com foto (RG ou CNH) e comprovante de escolaridade compatível com os critérios do curso de interesse. As inscrições seguem até 26 de maio.

pessoas sentadas em frente a computadores

Foto: Hedeson Alves/SEED

Como também existem vagas para menores de idade, se o candidato tiver menos de 18 anos ele precisa anexar um documento de identificação do responsável junto com o termo de autorização devidamente assinado. O termo está disponível no Edital do Pronatec ES.

Para se candidatar a uma vaga, o candidato precisa atender aos critérios da formação de interesse e morar em uma das cidades onde o curso estiver disponível.

A lista de cursos disponíveis inclui Assistente Administrativo, Assistente de Faturamento, Balconista de Farmácia, Produtor de Vendas, Assistente de Secretaria Escolar, Operador de Supermercados e Assistente de Despachante Aduaneiro.

As aulas começam no dia 16 de junho, com a disponibilização dos conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Pronatec Jovem FIC. A carga horária de quase todos os cursos é de 160 horas, as únicas exceções são os de Balconista de Farmácia e Assistente de Secretaria Escolar. O primeiro tem carga horária de 240 horas, enquanto a do segundo é de 180 horas.

Veja também: Auxílio Emergencial: Espírito Santo pagará R$ 200 para beneficiários do cartão ES Solidário 

Cursos do Pronatec ES por cidade

Os cursos do Pronatec ES são oferecidos pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides).

A Sectides irá divulgar os resultados e a lista de suplentes no dia 9 de junho. Conforme as regras do programa, candidatos que estiverem ativos no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) serão desclassificados imediatamente.

As vagas contemplam 12 cidades das regiões Noroeste, Litoral Norte, Central e Sul, e cada município tem ofertas de dois a quatro cursos. A seguir, você pode conferir a distribuição de vagas por cidade.

Vagas do Pronatec ES na Região Noroeste

No noroeste do estado, as cidades contempladas são Colatina, Nova Venécia e Barra do São Francisco. São três cursos disponíveis para essa região:

  • Assistente Administrativo – 50 vagas;
  • Assistente de Faturamento – 50 vagas;
  • Assistente de Despachante Aduaneiro – 50 vagas.

Litoral Norte

No caso da região Litoral Norte, podem participar do Pronatec ES moradores de Aracruz, Linhares e São Mateus. Aqui também são três cursos disponíveis:

  • Balconista de Farmácia – 50 vagas;
  • Promotor de Vendas – 50 vagas;
  • Operador de Supermercados – 50 vagas.

Região Central

Nesta região do Estado, as cidades contempladas foram Serra, Vila Velha e Cariacica. Com quatro cursos disponíveis, a região central é a que tem mais ofertas de vagas:

  • Assistente Administrativo – 50 vagas;
  • Assistente de Secretaria Escolar – 50 vagas;
  • Assistente de Faturamento – 50 vagas;
  • Assistente de Despachante Aduaneiro – 50 vagas.

Sul

No sul do Espírito Santo, são apenas dois cursos disponíveis. Podem se candidatar moradores das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castela. As 100 vagas para esta região são para os seguintes cursos:

  • Operador de Supermercados – 50 vagas;
  • Balconista de Farmácia – 50 vagas.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Sectides por meio do telefone (27) 3636-1800, ou pelo e-mail [email protected].

Veja também: IPTU e ISS 2021 em Vitória (ES) — Pagamento dos impostos é prorrogado

O que é o Pronatec?

Criado em 2011 pelo governo Dilma, o Pronatec surgiu para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos, principalmente para estudantes e trabalhadores de baixa renda. Isso acontece a partir de programas e projetos de assistência técnica e financeira.

Para ser posto em prática, o Pronatec conta com a parceira de instituições de ensino públicas e privadas voltadas à Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Um dos pontos de atuação do Pronatec é a ampliação da oferta de cursos EaD, o que pode ser observado nesse edital capixaba, onde todas as 600 vagas são para a modalidade à Distância.

Fonte: G1

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.