Abrir uma empresa no Brasil se tornou muito mais fácil

Elouise Lopes

15/09/2022

O Painel Mapa de Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia realizou uma pesquisa e descobriu que o tempo médio para abrir uma empresa caiu 78,3%.

O estudo consiste em uma comparação do tempo médio para abrir uma empresa em agosto de 2019 e este mesmo período do ano em 2022. Continue lendo para saber mais.

Tempo médio para abrir uma empresa sofre queda considerável em 2022

Dados levantados no Painel Mapa de Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, revelam que o tempo médio gasto para abrir uma empresa no Brasil caiu 78,3% de agosto de 2019 para o mesmo período deste ano.

De acordo com o levantamento feito, o tempo para abrir uma empresa em agosto de 2019 era de 4 dias e 10 horas. Enquanto isso, o tempo investido na abertura de uma empresa no mês passado foi de 23 horas.

O estudo também se valeu da comparação com o mês de janeiro, quando o tempo médio gasto era de 2 dias e 7 horas. Para o mês de agosto, a redução é de 58%.

O tempo estudado foca no processo de abertura da empresa em si, ou seja, o foco é o tempo gasto na etapa final, e não em todo o processo de abertura de uma empresa.

Os dados também apontam que a abertura de uma empresa leva 1 dia e 13 horas, para a média do acumulado deste ano até agosto.

O movimento de abertura e fechamento de empresas é monitorado desde 2019 e indicam que, em contrapartida, o número de processos de aberturas de empresas também caiu.

Enquanto entre os meses de janeiro e agosto de 2021 foram abertas cerca de 2,81 milhões, no mesmo período deste ano foram abertas apenas  no mesmo período 2,73 milhões de empresas.

Veja também: Cartão sem anuidade do Caixa Tem é sucesso entre clientes; veja como solicitar

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta