Dê adeus à Poupança: 3 motivos para tirar seu dinheiro dela hoje mesmo!
Confira aqui 3 ótimos argumentos para retirar o dinheiro da poupança hoje mesmo e buscar outras formas de investimento!
Embora seja um dos tipos de investimento mais procurados pelos brasileiros há décadas, a poupança vem se tornando cada vez menos atraente e tem feito muitos trabalhadores retirarem o dinheiro dela para a aplicação em outros investimentos igualmente seguros e muito mais rentáveis.
Caso você ainda não tenha feito isso, confira a seguir 3 argumentos de por que você deveria guardar seu dinheiro em outro lugar!
Baixa rentabilidade
Um dos motivos é a baixa rentabilidade da poupança em comparação a outros investimentos.
Aproveite e confira também:
Restituição do Imposto de Renda: 3 coisas para fazer com o dinheiro
Quando a Taxa Selic, a taxa básica de juros que define todas as demais taxas no mercado, está acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial, que varia todo mês e costuma ficar bem baixa (geralmente 0,1% ao mês). Quando está abaixo de 8,5%, o rendimento é de 70% da Taxa Selic mais TR.
Atualmente, a Taxa Selic está em 13,75%, então o rendimento da poupança segue o primeiro modelo. Porém, em ambos os casos, a poupança sempre rende menos que a Selic, e há outros investimentos melhores.
Opções muito melhores
E esse é o segundo motivo para procurar abandonar a poupança: há muitas opções melhores, igualmente seguras e com ótimos rendimentos.
Um desses casos é o Tesouro Direto, que nada mais é do que uma espécie de “empréstimo” que você faz para o Governo Federal, que devolve meses depois com juros. Por ter o governo como destinatário do dinheiro, as chances de perder o investimento são praticamente nulas.
Outra opção são os Certificados de Depósito Bancário (CDB), em que você “empresta” dinheiro a algum banco, que o investe e devolve meses depois com juros. O rendimento é geralmente superior a 100% do CDI, o “Certificado de Depósito Interbancário”, uma espécie de taxa de juros de empréstimo entre instituições bancárias que leva em consideração justamente a Taxa Selic.
Por exemplo: com a Selic a 13,75% ao ano, um investimento em CDB rendendo 100% do CDI garante um rendimento de 13,75% ao investimento que ficou rendendo o ano inteiro, descontando obviamente impostos e outras tarifas.
Perda para a inflação
Por fim, mas não menos importante, um terceiro motivo para abandonar a poupança é que o rendimento dela é tão pequeno que não chega a superar a inflação. O que, trocando em miúdos, significa que o dinheiro guardado na poupança está perdendo poder de compra.
Ou seja, a alta de preços está fazendo com que o seu dinheiro guardado na poupança se desvalorize. E essa já é uma realidade há pelo menos dois anos. Em agosto, por exemplo, o rendimento real da poupança foi de -1,85%. Ou seja, em vez de aumentar, seu dinheiro desvalorizou quase 2% ao longo do mês.
Você também pode gostar de ler:
Nubank revela quanto renderia R$ 1 milhão na conta; valor surpreende