Serasa muda regras para cálculo do score de crédito: saiba qual é o seu

Recentemente, o Serasa alterou o modelo de cálculo do score de crédito dos brasileiros. A nova fórmula da métrica que calcula o risco de inadimplência de cada consumidor dá mais valor a bons hábitos de pagamentos do que ao histórico de dívidas.

Chamado pelo Serasa de Score 2.0, o novo cálculo segue com uma pontuação de 0 a 1.000, na qual quanto mais alto o score de um consumidor, melhor pagador ele é considerado, o que aumenta suas chances de conseguir um bom crédito.

Publicidade

Publicidade

A mudança acontece no peso dos critérios de cálculo. Antes, os comportamentos de pagamento e os dados positivos do consumidor, por exemplo, pesavam bem menos do que as informações de dívidas. Agora, a situação se inverteu.

cálculo score serasa
Novo cálculo do score de crédito da Serasa muda os pesos dos critérios. Imagem: Reprodução/Serasa

Veja também: Serasa abriu relatório que mostra quem consultou seu CPF

Como o Serasa calcula o score de crédito?

Para definir o score de cada pessoa física, o Serasa considera alguns critérios de cálculo. Estes critérios continuam sendo os mesmos com o Score 2.0, mas seus pesos na pontuação final dos consumidores passaram pelas seguintes mudanças:

Publicidade

Publicidade

  • Dados positivos (cartão de crédito, empréstimos, consignado, consórcio e financiamentos), comportamentos de pagamento, tempo e tipos de contratos – de 26% para 62% do valor do Score;
  • Informações de dívidas, histórico de regularização e aquelas que seguem em aberto – de 57% para 19% do valor do Score;
  • Consultas para novos contratos de crédito ou serviço – de 17% para 19% do valor do Score.

A avaliação do score de crédito considera os registros dos últimos 15 anos de um CPF. No modelo anterior, não pagar uma dívida podia prejudicar uma pessoa por vários anos, pois ela seria considerada uma tomadora de crédito de risco.

Com a mudança do Serasa, mesmo quando um consumidor teve um mau momento no passado, os pagamentos em dia feitos ao longo dos anos contam mais na hora de compor o score.

Conforme explicação do diretor de produto do Serasa, Lucas Lopes, a entidade passou a ter mais informações sobre o comportamento de pagamento dos consumidores após a chegada do Cadastro Positivo. Além disso, a base de dados do SPC Brasil também foi agregada para formar a nota de crédito dos brasileiros.

Outra mudança importante com a atualização se deu na pontuação necessária para ser considerado “muito bom” pagador. Com o Score 2.0, a nota mínima para atingir essa classificação caiu de 800 para 701. A tabela completa ficou da seguinte maneira:

  • Score Muito Bom: 701 a 1000
  • Score Bom: 501 a 700
  • Score Regular: 301 a 500
  • Score Baixo: 0 a 300

Quando o consumidor tem score baixo, uma empresa tende a oferecer contratos com condições menos interessantes, como empréstimos com juros mais altos, por exemplo.

Como saber qual é o meu score de crédito?

Os consumidores podem consultar seu score tanto no site quanto no aplicativo do Serasa, disponível gratuitamente na Google Play para dispositivos Android e na App Store para iOS (Apple).

Publicidade

Publicidade

No caso do site, o procedimento de consulta do score é bastante simples:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Na página seguinte, digite o número do seu CPF e clique em “Confirmar”;
  4. Depois disso, você terá que criar uma conta gratuita no site da Serasa. Você pode preencher o formulário com as informações necessárias ou clicar para se registrar com sua conta no Google;
  5. Após o preenchimento, defina uma senha, clique no campo para aceitar os termos e depois em “Criar conta grátis”;
  6. Feito isso, você receberá um e-mail para seguir com o procedimento. Abra o e-mail enviado pela Serasa e clique em “Confirmar cadastro”;
  7. Em seguida, você será redirecionado para o site da Serasa, e deve fazer login com seu CPF e senha;
  8. Pronto! Agora você já pode navegar pelo Portal Serasa para consultar seu score, que fica em destaque na página inicial, e as demais operações disponíveis.

Veja também: Serasa eCred – Veja como simular e contratar um empréstimo pessoal online! 

Como melhorar o score de crédito?

O Serasa destaca que não há receitas milagrosas e imediatas para subir muitos pontos no score. Além disso, a entidade alerta que há muitos golpes na internet, oferecendo promessas que não há como cumprir.

Dessa forma, a melhor forma de aumentar o score é pagar as dívidas, acertar contas em atraso e manter em dia o pagamento de empréstimos e faturas do cartão de crédito.

Publicidade

Para acertar as dívidas e melhorar o score de crédito, o próprio Serasa oferece algumas facilitações. Uma delas é o Serasa Limpa Nome, que nós já explicamos aqui como funciona.

Publicidade

Fonte: Valor Investe.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário