Aposentadoria pelo INSS para quem sofre depressão – Veja como!
Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre aposentadoria pelo INSS para quem sofre Depressão e quem pode receber o benefício.
A partir do momento em que o funcionário se tornar incapaz de realizar suas funções no trabalho por conta da depressão, poderá ter direito de receber a aposentadoria por incapacidade permanente.
Por outras palavras, a doença não dará uma garantia de que o profissional poderá se aposentar, porém, através da comprovação de que este se tornou incapaz de exercer suas funções como antes, a pessoa pode conseguir se aposentar por invalidez com o diagnóstico de depressão pelo INSS.
Resumidamente o que é depressão?
A depressão se trata de algo conhecido como transtorno de humor, ou seja, é algo que pode afetar não somente a vida desta pessoa como de toda a família. O quadro clínico de pessoas que possuem depressão, normalmente, são graves e são chamados de doenças depressivas.
Este distúrbio é caracterizado, principalmente, pela falta de ânimo e vontade de realizar coisas simples, as quais costumam prejudicar o dia a dia de uma pessoa. A depressão causa tristeza e claro, a perda de interesse em uma série de atividades que anteriormente lhes eram atrativas e divertidas de serem feitas, além de suas obrigações. Isto pode ocasionar a diminuição de produção tanto em casa quanto no trabalho.
Qual é o impacto da Depressão na produtividade?
Falta de concentração, problemas para entregar as tarefas no período correto, de modo que se exclua, inclusive, de momentos alegres de confraternização na empresa.
A quem se destina o benefício?
Os benefícios de aposentadoria por invalidez se dão a todos que comprovam que, por alguma doença ou acidente, se tornam inaptos de exercer suas funções em um trabalho, o que impossibilita a pessoa de sobreviver sem sua fonte de renda.
Porém, existem alguns critérios que deverão ser avaliados antes de simplesmente solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente ao INSS. O trabalhador deve se informar corretamente sobre como funcionarão os exames da perícia médica.
Como o INSS vai avaliar quem tem direito ao benefício?
Através de um médico perito é feita a avaliação que definirá se a pessoa está qualificada ou não para o recebimento da aposentadoria permanente, por isso leve todos os documentos para apresentar durante o procedimento. Toda esta questão dependerá da perícia médica do INSS, pois através de uma avaliação o trabalhador será afastado e a partir deste momento, o próprio INSS fará a análise do grau da doença e consequências da depressão e transtorno psicológico.
Ou seja, com uma depressão profunda se tornará possível se aposentar. Caso a pessoa opte pela aposentadoria, deverá realizar o agendamento com a perícia médica do INSS. Agendar a consulta é fácil e pode ser feito através do Meu INSS ou através do telefone 135, que está disponível de segundas-feiras às 7hrs até às 22hrs até o sábado.