Aposentadoria pelo INSS para quem sofre depressão – Veja como!

Aposentadoria pelo INSS para quem sofre depressão - Veja como!
Fonte/Reprodução: original

A partir do momento em que o funcionário se tornar incapaz de realizar suas funções no trabalho por conta da depressão, poderá ter direito de receber a aposentadoria por incapacidade permanente.

Aposentadoria pelo INSS para quem sofre depressão - Veja como!
Fonte/Reprodução: original

Por outras palavras, a doença não dará uma garantia de que o profissional poderá se aposentar, porém, através da comprovação de que este se tornou incapaz de exercer suas funções como antes, a pessoa pode conseguir se aposentar por invalidez com o diagnóstico de depressão pelo INSS.

Publicidade

Publicidade

Resumidamente o que é depressão?

A depressão se trata de algo conhecido como transtorno de humor, ou seja, é algo que pode afetar não somente a vida desta pessoa como de toda a família. O quadro clínico de pessoas que possuem depressão, normalmente, são graves e são chamados de doenças depressivas.

Este distúrbio é caracterizado, principalmente, pela falta de ânimo e vontade de realizar coisas simples, as quais costumam prejudicar o dia a dia de uma pessoa. A depressão causa tristeza e claro, a perda de interesse em uma série de atividades que anteriormente lhes eram atrativas e divertidas de serem feitas, além de suas obrigações. Isto pode ocasionar a diminuição de produção tanto em casa quanto no trabalho.

Qual é o impacto da Depressão na produtividade?

Falta de concentração, problemas para entregar as tarefas no período correto, de modo que se exclua, inclusive, de momentos alegres de confraternização na empresa.

Publicidade

Publicidade

A quem se destina o benefício?

Os benefícios de aposentadoria por invalidez se dão a todos que comprovam que, por alguma doença ou acidente, se tornam inaptos de exercer suas funções em um trabalho, o que impossibilita a pessoa de sobreviver sem sua fonte de renda.

Porém, existem alguns critérios que deverão ser avaliados antes de simplesmente solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente ao INSS. O trabalhador deve se informar corretamente sobre como funcionarão os exames da perícia médica.

Como o INSS vai avaliar quem tem direito ao benefício?

Através de um médico perito é feita a avaliação que definirá se a pessoa está qualificada ou não para o recebimento da aposentadoria permanente, por isso leve todos os documentos para apresentar durante o procedimento. Toda esta questão dependerá da perícia médica do INSS, pois através de uma avaliação o trabalhador será afastado e a partir deste momento, o próprio INSS fará a análise do grau da doença e consequências da depressão e transtorno psicológico.

Ou seja, com uma depressão profunda se tornará possível se aposentar. Caso a pessoa opte pela aposentadoria, deverá realizar o agendamento com a perícia médica do INSS. Agendar a consulta é fácil e pode ser feito através do Meu INSS ou através do telefone 135, que está disponível de segundas-feiras às 7hrs até às 22hrs até o sábado.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar