Astra Advantage 2.0 é uma boa opção de Hatch Médio em 2023? Veja 3 prós e 3 contras

Felipe Matozo

29/05/2023

Com uma variedade tão grande de opções de carros disponíveis no mercado hoje em dia, muitos motoristas mantém o interesse no Astra Advantage 2.0 e se perguntam se ele vale a pena em 2023.

Hoje, nosso objetivo é te ajudar a sanar essa dúvida. Por isso, aperte os cintos e prepare-se para uma análise detalhada deste hatch médio clássico da Chevrolet, que, apesar de ter sido produzido em 2010, ainda gera interesses entre os fãs de carros.

Prós do Astra Advantage

Astra Advantage 2.0 é uma boa opção de Hatch Médio em 2023 Veja 3 prós e 3 contras

Veja se vale a pena compra um Astra Advantage em 2023. Foto: Divulgação

Inicialmente, vale a pena conhecer os aspectos positivos que o Astra Advantage traz à mesa. Estamos falando de um carro com características interessantes, e que não podem ser deixadas de lado na hora de considerar sua compra.

1 – A potência do motor

O Astra Advantage vem equipado com um motor dianteiro “Família II” 2.0 8V, capaz de produzir 140 cv com álcool e 133 cv com gasolina a 5600 rpm.

Isso se traduz em uma experiência de condução emocionante, com um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,8 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. Ou seja, se você valoriza potência e velocidade, este veículo não vai te decepcionar.

2 – Design e dimensões: um carro que chama a atenção

Se você preza por estética e espaço, o Astra Advantage se destaca. Além do design atraente que ainda chama a atenção por onde passa, o tamanho do Astra também é um ponto positivo.

Com suas dimensões de 4199mm de comprimento, 1709mm de largura e 1431mm de altura, além de um entre-eixos de 2614mm, ele aparece como opção de destaque entre os hatches médios usados.

Além disso, o porta-malas de 370 litros oferece espaço suficiente para acomodar a bagagem da família durante aquelas viagens de fim de semana.

3 – Itens de conforto avançados para a ‘idade’

Mesmo sendo um carro de 2010, o Astra oferece recursos de conforto de destaque.

Entre eles, podemos destaque itens como ar-condicionado automático, direção assistida, ajuste do volante em profundidade, ajuste de apoio lombar para o motorista, apoio de braço central no banco traseiro, controle elétrico dos vidros traseiros, entre outros.

Contras do Astra Advantage

No entanto, como qualquer carro, o Astra Advantage também tem suas desvantagens. Em seguida, vamos mergulhar em alguns desses pontos que podem fazer você pensar duas vezes antes da compra.

1 – Consumo de combustível: um ‘beberrão’

Não tem jeito, um dos principais contras do Astra é o consumo de combustível. Na cidade, o carro consome 5,8 km/l com álcool e 8,6 km/l com gasolina.

Na estrada, os números melhoram um pouco, alcançando 7,8 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina. Então, se economia de combustível é uma de suas prioridades, talvez o Astra não seja a melhor opção.

2 – Preço alto para um carro de 13 anos

Porém, outro ponto que pode ser considerado negativo é o preço. Apesar de ser um carro de 2010, ele ainda é tem um preço médio de cerca de R$ 31.447,00.

Isso, junto ao valor do IPVA, pode ser um obstáculo para muitos compradores. Portanto, é essencial considerar se o investimento vale a pena e comparar com outros modelos na mesma faixa de preço para avaliar o custo-benefício.

3 – Fica devendo em tecnologia

Por último, mas não menos importante, o Astra Advantage não é o carro mais tecnológico do mercado.

Apesar disso, ele tem alguns recursos de conforto e infotainment básicos, mas não espere encontrar sistemas avançados de assistência ao motorista ou de entretenimento. Afinal, estamos falando de um carro ano 2010.

Afinal, Astra Advantage vale a pena em 2023?

Para saber se o Astra Advantage 2.0 vale a pena em 2023, você vai precisar levar em conta suas necessidades e prioridades como motorista.

Em resumo, se você valoriza potência, design e segurança, este pode ser um bom carro para você. No entanto, se economia de combustível e tecnologia são mais importantes, talvez seja melhor considerar outras opções.

Ficha técnica do Astra

CHEVROLET ASTRA ADVANTAGE 2.0 8V
Ano 2010
Preço por volta de R$ 31.447
IPVA por volta de R$ 1.258 (com base no estado de SP)
Configuração hatch médio
Combustível flex (álcool e gasolina)
Lugares 5
Portas 4
Geração
MECÂNICA
Motorização Motor dianteiro “Família II” 2.0 8V, de disposição transversa, 4 cilindros em linha, tuchos hidráulicos, cilindrada unitária de 500 cm³, razão de compressão de 11,5:1, deslocamento de 1998 cm³, peso/potência de 8,43 kg/cv, peso/torque de 59,9 kg/kgfm, rotação máxima de 6400 rpm, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto
Potência máxima 140 cv com álcool e 133 cv com gasolina a 5600 rpm
Torque máximo 19,7 kgfm com álcool e 18,9 kgfm com gasolina a 2600 rpm
Velocidade máxima 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,8 segundos
Consumo na cidade 5,8 km/l com álcool e 8,6 km/l com gasolina
Consumo na estrada 7,8 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina
Autonomia 302 km com álcool e 447 km com gasolina na cidade
406 km com álcool e 603 km com gasolina na estrada
Câmbio Câmbio F17-5 Plus WR, manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração Dianteira
Direção Hidráulica, com diâmetro de giro de 10,1 metros
Suspensão dianteira Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro Disco ventilado
Freio traseiro Tambor
Pneus dianteiros 205/55 R16, com altura do flanco de 113mm
Pneus traseiros 205/55 R16, com altura do flanco de 113mm
DIMENSÕES
Comprimento 4199mm
Distância entre-eixos 2614mm
Porta malas 370 litros
Peso 1180kg
Altura mínima do solo 115mm
Largura 1709mm
Altura 1431mm
Tanque de combustível 52 litros
Carga útil 500kg

Itens de série do Astra

SEGURANÇA
Itens de série Alarme antifurto volumétrico, faróis com refletores duplos, faróis de neblina, luz traseira de neblina, travamento central das portas, alarme antifurto perimétrico, cintos de três pontos para todos os ocupantes, faróis com regulagem de altura, limpador e lavador do vidro traseiro, repetidores laterais das luzes de direção, desembaçador do vidro traseiro
Itens opcionais Airbags frontais
CONFORTO
Itens de série Ar-condicionado automático (1 zona), direção assistida, apoio de braço central no banco traseiro, ajuste do volante em profundidade, ajuste de apoio lombar para o motorista, controle elétrico dos vidros traseiros, retrovisor interno fotocrômico, banco traseiro bipartido, destravamento remoto do porta-malas, luz no porta-luvas, comando interno da tampa de abastecimento, ar quente, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste do volante em altura, cintos de segurança com ajuste de altura, controle elétrico dos vidros dianteiros, ajuste elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, luz no porta-malas, luz de teto traseira, alças de segurança no teto
INFOTENIMENTO
Itens de série Conta-giros, indicador de temperatura externa, termômetro do líquido de arrefecimento

Você também pode gostar de ler
Uno Mille ou Celta LS: qual o melhor usado até R$ 25 mil?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.