Atualize o CADASTRO ÚNICO agora para não ficar sem o Auxílio Brasil e Vale-Gás; veja como é simples e evite problemas
Quem não atualiza o Cadastro Único há mais de dois anos precisa renovar os dados até sexta-feira para evitar a suspensão do Auxílio Brasil.
Se encerra nesta sexta-feira (14/10) o prazo para que beneficiários do Auxílio Brasil e Vale-Gás que não renovam as informações do Cadastro Único (CadÚnico) há mais de dois anos atualizem sua inscrição.
Os participantes que precisam atualizar o CadÚnico podem ter o benefício suspenso se não regularizarem a situação dentro do prazo. Além disso, o auxílio pode ser cancelado se continuar sem atualização até dezembro.
Como saber se eu preciso atualizar o cadastro?
Para consultar a situação do seu cadastro, basta baixar o aplicativo do Cadastro Único por meio da Google Play Store (para celulares Android) ou da App Store (para celulares da Apple). O download é gratuito.
Confira também
Como saber o Código Familiar do Cadastro Único? Veja como consultar
Além disso, também é possível verificar se o cadastro está em dia por meio do site do CadÚnico. Em ambos os casos, é só informar os dados solicitados para fazer uma consulta.
Se o registro da família estiver em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, o próprio sistema informará o que fazer para regularizar a situação.
Mas também é importante checar no extrato de pagamento do benefício e no aplicativo do Auxílio Brasil se não há mensagens solicitando a atualização do Cadastro Único. Se houver, o beneficiário terá que atualizar o cadastro até sexta-feira para evitar a suspensão do pagamento.
Como atualizar o Cadastro Único para não perder o Auxílio Brasil?
Se não houve nenhuma mudança nas informações que o responsável familiar prestou na última entrevista, é possível atualizar o Cadastro Único pela internet.
Nesse caso, basta acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único e clicar em “Atualização cadastral por confirmação”. Ou seja, basta confirmar as informações prestadas para atualizar o cadastro.
No entanto, se algum dado precisar de alteração, o responsável familiar terá que passar por uma nova entrevista de atualização cadastral. Para isso, será necessário ir até um CRAS.
Para conferir o endereço do CRAS mais próximo, é só acessar a plataforma do MOPS e informar o seu município. Nesse caso, a recomendação é clicar para permitir que o MOPS acesse sua localização, pois assim o site mostra os locais de atendimento automaticamente.
VEJA TAMBÉM
Quais os documentos para o Cadastro Único?