Auxílio Brasil bloqueado no mês de janeiro de 2022? O que fazer?
Milhares de famílias tiveram o pagamento do Auxílio Brasil bloqueado em janeiro. Entenda os motivos para isso e o que fazer nesta situação.
Conforme já se esperava no ano passado, 2022 começou com a inclusão de 3 milhões de famílias no Auxílio Brasil, mas algumas tiveram o pagamento de janeiro bloqueado por alguma inconsistência ou falta de atualização de informações do CadÚnico.
Nesse caso, para tentar solucionar o problema do bloqueio do Auxílio Brasil, é preciso procurar o setor responsável pelo CadÚnico no município, pois o benefício não tem uma opção de contestação online, como acontecia com o Auxílio Emergencial. Normalmente, os beneficiários podem fazer isso no CRAS ou na própria prefeitura.
Como os bloqueios costumam acontecer por pendências no cadastro, o responsável familiar precisa atualizar os dados do CadÚnico. Para isso, é preciso comparecer ao posto em questão com CPF ou título de eleitor e ao menos um documento de cada integrante do grupo familiar, de preferência o CPF.
Mas é importante destacar que é possível que o motivo do bloqueio do pagamento seja outro. Nesse caso, no CRAS ou outro posto de atendimento do CadÚnico o beneficiário poderá conseguir informações sobre o problema em questão.
Além disso, caso a mensagem exibida na consulta ao Auxílio Brasil seja de “Benefício bloqueado para crédito”, não há motivo para se preocupar. Afinal, nesse caso a mensagem indica que ainda não chegou a data de saque do benefício, que segue um calendário conforme o número final do NIS.
Famílias com o benefício bloqueado neste mês
Segundo informações do Ministério da Cidadania, mais de 64 mil famílias inscritas no Auxílio Brasil tiveram o pagamento bloqueado em janeiro de 2022. Nesses casos, houve indícios de falecimento de pessoa do grupo familiar, levando ao bloqueio por falta de correção no cadastro.
O que pode bloquear o pagamento do Auxílio Brasil
Conforme já adiantamos, os motivos mais comuns para o bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil são informações desatualizadas no CadÚnico. Por isso, atualizar o cadastro no sistema é algo bastante importante, e aqui nós já mostramos como fazer isso.
Qualquer inconsistência nos dados, como mudança no endereço, telefone de contato ou informações de renda, pode bloquear benefícios pagos por meio do CadÚnico. Por conta disso, as famílias devem atualizar o cadastro pelo menos a cada dois anos.