Auxílio Brasil: faça ISSO até sexta-feira (11) para não deixar de receber os R$ 600

Felipe Matozo

10/11/2022

Famílias que recebem o Auxílio Brasil e não atualizam o Cadastro Único (CadÚnico) há mais de dois anos têm até sexta-feira (11/11) para regularizar a situação.

Se os beneficiários que precisam atualizar o cadastro perderem este prazo, existe o risco de bloqueio do Auxílio Brasil. Além disso, se as informações permanecerem sem atualização, o benefício poderá ser cancelado.

Inicialmente, o prazo para atualização do Cadastro Único acabaria em 14 de outubro. No entanto, o Ministério da Cidadania aumentou esse prazo por 30 dias após registro de filas nos postos de atendimento.

Quem precisa atualizar o CadÚnico para não perder o Auxílio Brasil?

Conforme já adiantamos, o procedimento é obrigatório para beneficiários que não atualizam o CadÚnico há mais de dois anos.

Confira também
Auxílio Brasil 2023 pode ter ESTAS EXIGÊNCIAS ao mudar para Bolsa Família; veja do que você vai precisar

Isso porque, segundo as regras do CadÚnico, é preciso atualizar os dados a cada dois anos, mesmo que as informações do cadastro continuem as mesmas.

Além disso, os inscritos no CadÚnico também precisam atualizar o cadastro sempre que houver alguma alteração. Ou seja, se a renda ou a composição da família mudar, por exemplo.

No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil que estão em dúvida se precisam atualizar o cadastro ou não, é possível fazer um uma consulta pela internet para descobrir isso.

Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?

Para conferir se a inscrição da sua família está em dia ou precisa de atualização, basta baixar o aplicativo ou acessar site do Cadastro Único.

Em seguida, é só informar seus dados para a consulta ao cadastro que o sistema irá dizer se é preciso atualizar as informações ou não.

Como atualizar para não perder o Auxílio Brasil?

Caso as informações sobre a família fornecidas na última entrevista continuem as mesmas, é possível atualizar o cadastro pelo aplicativo ou site Cadastro Único. Nesse caso, é só realizar uma “Atualização cadastral por confirmação”.

Enquanto isso, no caso das famílias que precisam alterar alguma informação no cadastro, é necessário ir ao CRAS ou outro posto de atendimento. Afinal, nesse caso é preciso passar por uma nova entrevista para atualizar o CadÚnico.

VEJA TAMBÉM
Atualize o CADASTRO ÚNICO agora para não ficar sem o Auxílio Brasil e Vale-Gás; veja como é simples e evite problemas

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta