Auxílio Brasil de janeiro começa a ser pago nesta semana. Confira as datas
O Auxílio Brasil de janeiro começa a ser pago nesta semana, a partir do dia 18. Veja as datas e valor do benefício.
O governo federal começa uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil nesta semana. Recentemente, o Ministério da Cidadania incluiu mais três milhões de famílias no programa, alcançando um total de 17,5 milhões de beneficiários.
De acordo com o governo, essa inclusão possibilitou zerar a fila de pessoas registradas no CadÚnico com direito ao benefício. Mas o governo zerou a fila somente para inscritos em 2021. Para quem fez a inscrição no CadÚnico em 2022 não há previsão de inclusão no programa.
Aqui, você confere o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, bem como mais informações sobre o benefício. Acompanhe e fique por dentro das novidades!
Calendário completo de pagamento do Auxílio Brasil
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Confira quando a parcela será paga:
Qual o valor do Auxílio Brasil em 2022?
O governo estabeleceu R$ 400,00 como valor mínimo médio do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, esse total será pago até o final de 2022. A partir de então não há certeza se o governo terá dinheiro em caixa para manter o valor.
É importante ressaltar que a família também pode receber acréscimos no valor da parcela do Auxílio Brasil, se cumprir requisitos adicionais do programa. Confira, a seguir, quais são eles de acordo com cada tipo de benefício extra:
- Primeira infância: pago a famílias com crianças entre zero e 36 meses incompletos;
- Composição familiar: pago a famílias com jovens até 21 anos;
- Superação da extrema pobreza: complemento para famílias que recebem benefícios, mas que a renda familiar per capita não supera a linha da pobreza;
- Bolsa iniciação científica júnior: paga 12 parcelas mensais a estudantes beneficiários do Auxílio Brasil com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas;
- Auxílio criança cidadã: pago a chefes de família que consigam emprego e não encontrem vagas em creches para manter filhos de zero a 48 meses;
- Inclusão produtiva rural: pago por 36 meses aos agricultores que estão inscritos no CadÚnico;
- Auxílio inclusão produtiva urbana: pago a beneficiários que comprovem ter emprego com carteira assinada;
- Benefício compensatório de transição: pago a beneficiários do Bolsa Família que perderam parte do valor recebido devido às mudanças introduzidas pelo Auxílio Brasil.
Onde sacar o Auxílio Brasil?
O saque do Auxílio Brasil está disponível a partir da data de pagamento indicada no calendário divulgado pelo governo. Ele poderá ser feito em caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Para saque, basta utilizar seu cartão Bolsa Família e senha em um dos locais. Se for beneficiário mais novo no programa, receberá pela poupança Caixa Tem.
Neste caso, é importante ressaltar que se trata de uma conta digital que não possui cartão físico. No entanto, o beneficiário consegue movimentar o dinheiro de diferentes formas.
Uma delas é para pagamento de boletos usando o código de barras do documento. Também é possível pagar compras por meio de QR Code e cartão de débito virtual gerado no Caixa Tem.
Prefere sacar o dinheiro? Então é só gerar um código autorizador de saque no aplicativo Caixa Tem, conforme passo a passo a seguir:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “saque sem cartão”;
- Toque em “gerar código para saque”.
Pronto! O código será exibido na tela e tem validade de uma hora. Tente utilizá-lo neste período para sacar em um dos pontos de atendimento da Caixa. Caso não consiga, gere um novo código autorizador no aplicativo.
Beneficiários que estão com a conta Caixa Tem bloqueada devem desbloqueá-la para conseguir sacar. O desbloqueio é feito presencialmente em uma lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, basta apresentar seu CPF e RG ou CNH.
Prazo para movimentar o Auxílio Brasil
De acordo com o governo federal, o beneficiário tem um prazo de 120 dias (quatro meses) para movimentar o dinheiro. Esse prazo é contado a partir da data de pagamento.
Caso não movimente o dinheiro, ele retornará para o governo e não será possível reavê-lo. Por isso, programe-se para sacar ou utilizar o benefício para pagamentos via aplicativo dentro desse período de 120 dias. Assim não perderá o valor pago.