IR 2021: Consulta ao 1º lote de restituição está liberada a partir de hoje (24/5)

ilustração imposto ir 2021

A Receita Federal abre hoje (24/5) consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2021 (Imposto de Renda). O procedimento de consulta é online e gratuito, feito no site ou aplicativo do órgão.

Os pagamentos do primeiro lote serão feitos na próxima segunda-feira, dia 31/05, com crédito direto na conta bancária indicada pelo contribuinte ao entregar a declaração de imposto de renda.

Publicidade

Publicidade

Continue a leitura e confira como consultar o primeiro lote de restituição do IR 2021 para saber se receberá o valor ainda em maio!

ilustração imposto ir 2021

Quem deve receber a restituição IR 2021 em maio?

De acordo com informações da Receita Federal, devem receber a restituição no primeiro lote os contribuintes que têm preferência no pagamento, por exemplo, idosos, pessoas com deficiência e professores.

Também entram nesse grupo os contribuintes que entregaram a declaração do imposto de renda logo no início do prazo, ou seja, em março.

Publicidade

Publicidade

Segundo a Receita Federal, os pagamentos do primeiro lote de restituição totalizam R$ 6 bilhões, para cerca de 3,5 milhões de contribuintes.

Como consultar o lote de restituição IR 2021

Quer verificar se a Receita Federal incluiu você para receber a restituição no primeiro lote? É simples conferir essa informação. Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar na consulta no site da Receita:

  1. Acesse o site de consulta de restituições IRPF;
  2. Informe seu CPF e ano de exercício (basta selecionar 2021);
  3. Digite sua data de nascimento;
  4. Informe os caracteres exibidos na imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu acesso.

A consulta acima é uma das principais, mas existem outras para conferência. Uma delas é baixar em seu celular o aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Outra forma de consultar se está no primeiro lote de pagamento da restituição é por meio do atendimento telefônico, com uma chamada para o Receitafone (número 146).

Calendário de restituição IR 2021

Fez a consulta do lote de restituição IR 2021 e seu nome não está na lista? Não precisa se preocupar, pois a Receita Federal faz pagamentos até setembro.

Ao todo, são cinco lotes de pagamento de restituições. A princípio, têm prioridade os idosos, deficientes e professores, que recebem antes dos outros contribuintes.

Publicidade

Publicidade

Então, a Receita Federal começa a pagar obedecendo a fila de entrega: quem enviou a declaração de IR 2021 primeiro recebe a restituição antes, logo nos primeiros meses.

Um detalhe importante: a Receita Federal não informa com antecedência quando pagará sua restituição. É justamente por isso que o ideal é consultar o site do órgão para verificar se seu nome está naquele lote que o órgão pagará.

O procedimento de consulta ao lote de restituições costuma ser liberado uma semana antes da data de pagamento. E quais são essas datas, especificamente? Confira todas a seguir:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Prazo para entrega da declaração IR 2021 termina em maio

O prazo para entrega da declaração de imposto de renda 2021 termina na próxima semana, exatamente às 23h59 do dia 31 de maio.

Publicidade

Inicialmente, o prazo final era em abril, mas em virtude do avanço da pandemia de Covid-19 foi prorrogado para 31 de maio.

Publicidade

Um projeto chegou a ser aprovado no congresso para uma nova prorrogação, com data limite até 31 de julho, mas o presidente vetou a medida. Por isso, o prazo que realmente é válido no momento é o de 31 de maio.

O que acontece se não declarar o IR 2021 no prazo?

Quem não entrega a declaração de imposto de renda no prazo é obrigado a pagar uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, com incidência de juros de mora.

Um detalhe importante: a multa por atraso pode ser descontada de sua restituição, caso tenha direito a ela. Em situações assim, o programa da Receita Federal oferece a possibilidade de desconto direto da restituição, se não quiser pagar a multa no momento da entrega da declaração.

Publicidade

Publicidade

Apenas um contribuinte está isento da multa: aquele que não é obrigado a entregar a decoração de imposto de renda, mas quer fazê-lo para obter restituições.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar