Auxílio Brasil: novos beneficiários receberão auxílio através do Caixa Tem
Novs beneficiários do Auxílio Brasil receberão pelo Caixa Tem. Confira, aqui como funciona e como movimentar seu dinheiro.
Novos beneficiários do Auxílio Brasil receberão a parcela pelo Caixa Tem. A Caixa Econômica Federal começa uma nova rodada de pagamentos no dia 18 de janeiro.
Aqui, você conhece mais informações sobre o pagamento aos beneficiários, além de conferir o calendário atualizado de repasse do Auxílio Brasil. Acompanhe!
Inclusão de famílias no Auxílio Brasil
De acordo com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania, 3 milhões de novas famílias foram incluídas no Auxílio Brasil, chegando a um total de 17,5 milhões de famílias beneficiárias.
Como o cartão do programa não é cedido imediatamente após a concessão do benefício, ele será pago via Caixa Tem. Os beneficiários do programa poderão movimentar os valores por meio do aplicativo do banco, sem necessidade de ir a agências da Caixa Econômica Federal.
Vale lembrar que o governo não tem previsão de inclusão de mais famílias no programa, portanto, pode ser que demore um pouco para a lista de beneficiários ser ampliada.
Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil
O calendário de pagamentos tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. A seguir, você confere o calendário atualizado:
Prazo para saque e movimentação do Auxílio Brasil
O governo estabeleceu um prazo máximo para que os beneficiários saquem ou movimentem o Auxílio Brasil: é possível fazê-lo até 120 dias contados a partir da data de pagamento.
Depois disso, a parcela retorna aos cofres públicos e o beneficiário não consegue reaver o dinheiro. Para verificar quando a parcela foi paga, consulte o calendário do Auxílio Brasil ou o extrato da conta no aplicativo Caixa Tem.
Como movimentar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem
A poupança digital Caixa Tem não possui cartão físico e muitos beneficiários não sabem como movimentar o dinheiro. Existem diferentes formas, sendo uma delas o pagamento de contas usando o código de barras do boleto.
Também é possível pagar compras por meio de QR Code e cartão de débito virtual gerado gratuitamente no aplicativo Caixa Tem. Há, ainda, a possibilidade de movimentar o dinheiro por Pix, com transferência para outra conta bancária.
Se preferir, existe a possibilidade de sacar o benefício, para isso basta gerar um código autorizador de saque no aplicativo Caixa Tem. A seguir, apresentamos um passo a passo para que obtenha o seu:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “saque sem cartão”;
- Toque em “gerar código para saque”.
O código autorizador de saque será exibido na tela e tem validade de até uma hora. Se não conseguir utilizá-lo nesse período, gere um novo código repetindo o passo a passo acima.
Para saque, dirija-se a um dos três postos de atendimento: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal.
Caso sua conta Caixa Tem esteja bloqueada, precisará fazer o desbloqueio para conseguir movimentá-la. Esse procedimento é feito presencialmente em uma lotérica ou agência da Caixa, basta apresentar seu CPF e documento de identificação com foto (RG ou CNH).
Como consultar o Auxílio Brasil?
Não sabe se foi incluído na nova leva de beneficiários ou se seu benefício está ativo? Para responder essas dúvidas é simples, é só fazer uma consulta ao Auxílio Brasil! A Caixa disponibiliza diferentes canais para verificar informações. A seguir, você confere quais são eles:
Aplicativo Caixa Tem
- Faça o download do aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
- Digite seus dados pessoais. Caso não tenha cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
- Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
- Toque em “ver meu benefício”.
Aplicativo Auxílio Brasil
- Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
- Após a instalação, abra o app e toque em “consultar”;
- Digite a senha que já era usada no aplicativo Bolsa Família, sua senha Caixa Tem ou cadastre uma senha de acesso no app, caso seja seu primeiro acesso;
- Selecione o serviço de consulta do benefício.
Telefone
Faça uma ligação para o número 121, do Ministério da Cidadania. Uma alternativa é o número 111, que é o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal. Em ambos os casos, tenha seu CPF em mãos para agilizar o atendimento.