Auxílio Caminhoneiro: TUDO que você precisa saber sobre o novo benefício

Auxílio Caminhoneiro: TUDO que você precisa saber sobre o novo benefício
Confira as principais informações sobre o Auxílio Caminhoneiro. Foto: SenoiaRick/Canva

Em agosto começam os pagamentos do Auxílio Caminhoneiro, novo benefício criado com a chamada “PEC Kamikaze” que será pago até o final de 2022, ano de eleição presidencial.

Batizado de Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), o “voucher” tem o objetivo de compensar os efeitos da alta no preço dos combustíveis.

Publicidade

Publicidade

Para conhecer melhor este novo benefício e saber valores, número de parcelas, quem terá direito e outras informações importantes sobre o Auxílio Caminhoneiro, continue acompanhando o texto abaixo.

1 – Valor e número de parcelas do Auxílio Caminhoneiro

Auxílio Caminhoneiro: TUDO que você precisa saber sobre o novo benefício
Confira as principais informações sobre o Auxílio Caminhoneiro. Foto: SenoiaRick/Canva

O Auxílio Caminhoneiro será pago em seis parcelas de R$ 1.000. Em agosto, os beneficiários receberão as duas primeiras parcelas de uma só vez, e de setembro em diante os pagamentos serão mensais.

2 – Quem terá direito ao Auxílio Caminhoneiro?

O BEm Caminhoneiro será pago a cerca de 900 mil trabalhadores autônomos devidamente cadastrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022.

Publicidade

Publicidade

Além disso, os beneficiários precisam estar com a CNH e CPF válidos, e o valor do voucher será de R$ 1.000 independentemente do número de veículos que eles possuem. Também é importante destacar que não será necessário apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter direito ao benefício.

3 – MEI Caminhoneiro também recebe?

A categoria de MEI Caminhoneiro, criada em dezembro de 2021, também terá direito ao benefício, desde que o trabalhador tenha se cadastrado no RNTRC até 31 de maio de 2022.

4 – Como receber o Auxílio Caminhoneiro?

Os caminhoneiros que terão direito ao benefício não precisarão fazer nenhum tipo de cadastro ou pedido. Isso porque o governo federal ficará responsável por identificar os trabalhadores elegíveis para o benefício e realizar os pagamentos.

Mas ainda não há uma previsão de como os pagamentos do BEm Caminhoneiro serão feitos. Para isso, será publicada uma portaria para regulamentar os detalhes do pagamento do benefício.

5 – Quando o auxílio será pago?

As duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro serão pagas no dia 9 de agosto, e as demais serão mensais. O calendário com todas as seis parcelas é o seguinte:

  • 1ª e 2ª parcela: 09/08;
  • 3ª parcela: 24/09;
  • 4ª parcela: 22/10;
  • 5ª parcela: 26/11;
  • 6ª parcela: 17/12.

Depois de dezembro, não há previsão de novos pagamentos do BEm Caminhoneiro, pois os benefícios da PEC Kamikaze valem somente para este ano.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar