ID Jovem: até que idade posso conseguir esse documento?

Felipe Matozo

30/10/2022

A ID Jovem é um dos benefícios para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), garantido para pessoas que atendem ao seu critério de idade.

Para saber qual é o limite de idade para conseguir a ID Jovem e quais vantagens este benefício garante, continue acompanhando o texto abaixo.

Até que idade posso conseguir a ID Jovem?

A ID Jovem é um benefício voltado a quem tem entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, é necessário estar com os dados atualizados no CadÚnico há pelo menos 24 meses para ter direito a este documento.

Confira também
Você tem direito a estes 19 benefícios ao atualizar seu Cadastro Único; veja a lista

Portanto, jovens de 15 a 29 anos que desejam adquirir a ID Jovem e ainda não possuem cadastro no CadÚnico devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistencial) ou setor responsável pelo sistema em seu município.

No caso de quem já tem cadastro, mas precisa atualizar os dados, é possível fazer isso pela internet se não houve nenhuma mudança nas informações cadastrais, conforme já mostramos aqui. Porém, se houve alterações, será necessário buscar atendimento presencial.

Por fim, os interessados na ID Jovem precisam ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

Na hora de gerar o documento, o que pode ser feito pela internet, através do aplicativo ou site ID Jovem, é necessário ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social). Veja aqui como saber o número do seu NIS.

Benefícios da ID Jovem

Com a ID Jovem, é possível ter acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Além disso, o documento também garante passagens gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Ou seja, os beneficiários podem viajar de ônibus entre um estado e outro gratuitamente ou pagando apenas metade do valor.

VEJA TAMBÉM
O que é ID Jovem? Quem tem direito? Tire suas dúvidas!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta