Como saber o número de meu NIS: Veja aqui!

Como saber o número de meu NIS Veja aqui!
Fonte/Reprodução: original

O NIS é um número muito importante, principalmente para quem faz parte de grupos beneficiários de programas sociais do Governo Federal e para os trabalhadores no geral. Saber qual é o seu Número de Identificação Social é fundamental para ter acesso a alguns auxílios. Este texto vai explicar melhor sobre isso e como você pode consultar o seu número. Acompanhe.

O que é o NIS?

NIS significa Número de Identificação Social e nada mais é que uma sequência de números, ou seja, um código. Ele possui onze algarismos e é usado pelo Governo Federal para identificar grupos específicos de pessoas, como trabalhadores, beneficiários do INSS e famílias de baixa renda com direito a receber alguns auxílios sociais.

Publicidade

Publicidade

O que é o NIS
(Imagem: No Detalhe)

Como é gerado o número do NIS?

O NIS é gerado quando o cidadão, por algum motivo, é inscrito no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Neste segundo caso, quando o cidadão tem seu primeiro registro na CTPS, o seu número é criado.

Quais os benefícios de quem tem o NIS?

Possuir um NIS garante que o cidadão tenha acesso a programas sociais desenvolvidos pelo Governo, como o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás, a redução na conta da energia elétrica possibilitada pela Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Como saber o número do meu NIS?

É possível saber qual é o seu número do NIS por meio de alguns documentos. A Carteira de Trabalho, por exemplo, fornece essa informação. Basta abrir o documento e procurar pelo número do PIS, que tem o mesmo registro.

Publicidade

Publicidade

É possível acessar a CTPS também em sua versão digital para fazer a consulta do NIS. Para isso, basta entrar no site do Governo Federal e clicar em “Obter a carteira digital”. Também dá para fazer isso por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, que está disponível para Android e IOS.

Além disso, outro documento que disponibiliza o Número de Identificação Social é o Cartão do Cidadão. Ele é usado pelas pessoas que têm direito a receber auxílios do governo ou para acessar pagamentos relacionados a direitos trabalhistas.

Como consultar o NIS pela internet?

Pela internet também é possível saber o Número de Identificação Social. Existem alguns meios de consulta. O portal Meu INSS é um deles. Na plataforma, após entrar no sistema, basta entrar na seção “Meu cadastro”.

Na plataforma Meu Cadúnico também é possível fazer a consulta do NIS. É muito simples: basta fornecer algumas informações básicas como nome, nome da mãe, data de nascimento e local onde reside e solicitar a consulta. Isso também pode ser feito por meio do aplicativo Meu Cadúnico.

O que difere o NIS e o PIS?

O PIS e o NIS muitas vezes se confundem. Isso porque eles compartilham do mesmo registro, ou seja, têm o mesmo número. Mas o número de identificação social está relacionado à identificação de pessoas que têm direito a receber auxílios provenientes de programas sociais do governo, como citado anteriormente. Já o PIS reúne dados sobre os vínculos trabalhistas do cidadão.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar