Cadastros no CRAS aumentam com o pagamento do Auxílio Brasil. Veja como fazer o cadastro aqui!

Felipe Matozo

05/12/2021

A movimentação nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Campo Grande disparou por conta do Auxílio Brasil. Nos últimos dois meses, o número de pessoas procurando uma unidade para se inscrever no CadÚnico aumentou em 120% na capital sul-mato-grossense.

O motivo mais provável para o aumento da procura é o fato de o registro no CadÚnico ser obrigatório para dar direito ao Auxílio Brasil. Apesar de nesse primeiro momento o novo programa atender apenas beneficiários do Bolsa Família, a expectativa é que mais famílias comecem a receber o benefício nos próximos meses.

Em Campo Grande, as unidades do CRAS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 12 e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas sobre o CadÚnico, a população campo-grandense pode ligar para o número (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 ou 6038, ou acessar o site da Prefeitura.

cras auxílio brasil

Demanda em unidades CRAS de Campo Grande aumenta durante chegada do Auxílio Brasil. Foto: Reprodução/TV Morena

Como se inscrever no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil

Assim como em Campo Grande, em todo o país as unidades do CRAS estão entre os principais locais para fazer um novo cadastro ou atualizar a inscrição no CadÚnico. Mas também é possível fazer a inscrição também pode ser feita em postos de atendimento do antigo Bolsa Família e do CadÚnico das prefeituras.

Entretanto, é importante destacar que a inscrição no CadÚnico não é garantia de recebimento do Auxílio Brasil ou de outros programas acessíveis por meio do cadastro, pois cada benefício tem seus requisitos próprios.

Além disso, o próprio CadÚnico também prevê alguns critérios que as famílias devem atender para poder se cadastrar:

  • Ter renda mensal de no máximo meio salário mínimo (R$ 550) por pessoa ou renda total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • Se a renda for maior do que o estipulado, o cadastramento precisa estar vinculado à entrada em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Se encontrar em situação de rua, seja sozinho ou com família;
  • Caso se encaixem nos critérios, pessoas que moram sozinhas também podem se inscrever no CadÚnico.

No caso das pessoas que atendem aos requisitos do sistema e querem se cadastrar para tentar receber o Auxílio Brasil ou outro benefício, é preciso procurar o CRAS ou ponto de atendimento especializado em sua cidade para fazer inscrição no CadÚnico, pois isso não pode ser feito pela internet.

Depois disso, o representante familiar deve passar por algumas entrevistas com técnicos locais e apresentar alguns documentos para fazer o procedimento.

Para conhecer a documentação necessária, benefícios disponíveis e outros detalhes sobre o CadÚnico, confira o nosso texto sobre o sistema. Se continuar com dúvidas, acesse a página do CadÚnico na plataforma gov.br.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta