Auxílio emergencial e FGTS: como antecipar o recebimento pelo Caixa Tem. Entenda!
O Caixa Tem é um aplicativo de conta digital da Caixa Econômica Federal, ferramenta que tem como finalidade facilitar o acesso a benefícios sociais, sem ter de passar horas em uma fila para atendimento presencial numa das agências do banco.
Nele, são pagos benefícios como o auxílio emergencial e o FGTS. Mas, há um problema: o dinheiro é depositado na conta do Caixa Tem, mas não é liberado imediatamente para saque, é preciso esperar uma data específica para isso.
O que poucos sabem é que existem formas de antecipar o recebimento, sem ficar preso à data estabelecida pelo governo federal. Veja, a seguir, como isso é possível!
Formas de antecipar o recebimento pelo Caixa Tem
Existem diferentes formas de antecipar o recebimento e uso de benefícios pelo Caixa Tem. A seguir, listamos todas! Confira e escolha a que melhor atende suas necessidades:
Transferência com cartão de débito virtual
O cartão de débito virtual possibilita realizar compras pela internet, bem como pagar contas de água, luz e gás. Para solicitá-lo, é preciso ter o aplicativo Caixa Tem no seu celular e seguir este passo a passo:
- Abra o Caixa Tem e toque na opção “Cartão de Débito Virtual”;
- Selecione “usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
- Informe sua senha, a mesma que cadastrou para entrar no app.
Assim que finalizar esse passo a passo, um cartão virtual será exibido contendo número, nome do titular, validade e código de segurança. Então, cadastre tais informações em carteiras digitais, como Pic Pay, Mercado Pago e Guia Bolso.
Após o cadastro, você poderá fazer transferências entre contas ou saques no banco 24 Horas, dependendo da política adotada pela carteira digital. Mas, atente-se a um detalhe: algumas carteiras digitais cobram uma taxa para realizar a transferência e saque.
Compras com o cartão de débito virtual
Outra possibilidade de utilizar o saldo de benefícios no Caixa Tem é por meio do cartão de débito virtual, usando-o para pagamento de compras. O procedimento é simples:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem e gere seu cartão de débito virtual;
- Faça compras em um dos estabelecimentos que aceitam o cartão;
- Realize o pagamento por meio de QR Code gerado nas maquininhas de cartão do estabelecimento.
Depósito por boleto
Se tiver contas digitais em outras instituições financeiras, como Nubank, Banco Inter, PicPay, entre outras, é possível gerar um boleto de depósito com o valor disponível no Caixa Tem e pagá-lo no app. O dinheiro será transferido entre contas. Veja como fazer esse procedimento:
- Acesse o aplicativo de seu banco digital;
- Escolha a opção “depositar” e “por boleto”;
- Gere o documento com o valor que deseja transferir entre as contas;
- Copie o código de barras do boleto;
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “pagar suas contas”;
- Cole o código de barras e confirme a operação informando sua senha.
Um detalhe importante: caso o aplicativo Caixa Tem exiba uma mensagem de erro, verifique o saldo disponível para identificar se a operação foi realizada. Caso não, faça todo o passo a passo novamente.
O pagamento demora até três dias úteis para ser reconhecido pelo sistema do banco digital. Quando isso ocorrer, o dinheiro estará disponível para saque. Vale lembrar que essas instituições financeiras poderão cobrar uma taxa por saques.
Se quiser se livrar do pagamento da taxa, uma alternativa é transferir o dinheiro do banco digital para um outro em que tenha conta corrente e direito a saques gratuitos.
Auxílio emergencial e FGTS emergencial 2021
O auxílio emergencial e o FGTS emergencial são benefícios criados durante a pandemia de Covid-19, numa tentativa de distribuir renda para a população, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade.
Como ambos os benefícios foram a base financeira de muitas famílias, sobretudo as desempregadas, há muita especulação se serão pagos novamente. Há previsão de que um novo saque do FGTS seja liberado para os trabalhadores.
Nesse caso, o valor seria menor do que um salário mínimo, para manter a sustentabilidade do FGTS em longo prazo. A estimativa é de que o valor seja liberado ainda no primeiro semestre de 2021, também pelo Caixa Tem.
Sobre o auxílio emergencial, o governo federal busca alternativas que sejam menos onerosas às contas públicas. Até o momento, não sua extensão não foi confirmada.