Auxílio inclusão pode ser expandido para beneficiários do BPC
Confira aqui, no No Detalhe, como o Auxílio inclusão pode ser expandido para beneficiários do BPC.
O auxílio inclusão é um benefício que visa amparar pessoas com deficiência e idosos, que passou a vigorar em 2021. O BPC é um auxílio voltado às pessoas que não possuem as condições necessárias para se manter, são idosas ou possuem deficiência e que nunca contribuíram com o INSS. Hoje ele conta com o valor de R$ 1.100,00.
- Fonte/Reprodução: original
Agora, o Ministério da Cidadania estuda a possibilidade desses cidadãos, que já possuem o benefício do BPC, também serem contemplados com o auxílio inclusão. Dessa forma, quem já recebe o auxílio do BPC, poderá também trabalhar e ser contribuinte do INSS, de modo a permitir maior inclusão e cidadania para essas pessoas. Entenda um pouco mais sobre o assunto nos tópicos a seguir
Quem tem direito?
A pessoa que requerer o benefício terá de estar empregado, receber uma remuneração de até dois salários mínimos, já ser beneficiário do auxílio BPC, ser inscrito do CadÚnico e ter o CPF regularizado. Além do quê, deverá ter recebido, ou estar recebendo, o Benefício de Prestação Continuada nos últimos 5 anos e ainda atender aos critérios do mesmo.
Quais são as regras?
Segundo o Ministério da Cidadania, terão direito ao benefício pessoas com deficiência de moderada a grave. O valor total que a pessoa pode receber é de R $2.200,00, que equivalem a dois salários mínimos. Nesse valor também será agregado o auxílio BPC, que ainda será pago, mas no valor de R $550,00. Metade do que comumente é pago.
Se você tem interesse no auxílio inclusão, não precisará ir até um posto do INSS para tanto. O pedido pode ser realizado de forma online, através do site do INSS e até mesmo pelo aplicativo “Meu INSS”. Também poderá fazer o pedido através do telefone da central do INSS, que é o 135, que tem funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
É importante frisar que, assim que a pessoa for aceita no auxílio inclusão, ela deixará de receber o valor total do BPC, de R $1.100,00 (receberá apenas a metade, R$ 550,00). Porém, se a mesma ficar desempregada, ainda poderá fazer um novo pedido do BPC, que estará garantido a ela e terá seu valor cheio regularizado.