BC cria para o PIX nova faixa de horário para limite de transações noturnas

BC cria para o PIX nova faixa de horário para limite de transações noturnas, saiba tudo que você precisa saber aqui No Detalhe.

O Banco Central anunciou, no final do ano de 2020, o seu novo sistema de pagamentos PIX, que prometia transações instantâneas e mais práticas.

No entanto, a facilidade dessas operações trouxe consigo riscos, o que exigiu novas funcionalidades.

Publicidade

Publicidade

Uma das funções, que recentemente recebeu modificação foi a criação de um limite noturno do PIX. 

Como funciona o limite de valor do PIX no horário noturno?

O período noturno recebeu uma ferramenta que limita as transações financeiras efetuadas pelo sistema PIX nesse horário.

No dia 4 de outubro, essa funcionalidade foi implementada, estabelecendo o limite de R$ 1000,00 para operações feitas no período compreendido entre 20h e 6h, por padrão.

Publicidade

Publicidade

BC cria para o PIX nova faixa de horário para limite de transações noturnas (2)
Fonte/Reprodução: original

Antes, o cliente poderia personalizar o horário de início da faixa noturna, entre 20h e 23h59. Porém, essa liberdade para escolher o horário de início dificultava a operacionalização da ferramenta, pois criava uma diversidade muito grande de faixas. 

Para solucionar esse problema, na última sexta (19), o Banco Central incluiu mais um horário para início do período noturno, de 22h às 6h, e excluiu a possibilidade de escolher o horário de início que não esteja nessas faixas. As instituições que participam do sistema PIX deverão acrescentar essa faixa até o dia 29 de julho de 2022.

O que visa a limitação do PIX para transações financeiras no horário noturno?

Nos últimos tempos, muito tem se falado de golpes por meio do PIX. Por conta disso, o BC (Banco Central) buscou implementar mecanismos para coibir a ação de quadrilhas especializadas nesta tecnologia. Como muitos sequestros relâmpago são feitos no período noturno, estabeleceu-se então um limite noturno do PIX. 

Na terça (16), dia do aniversário de lançamento do PIX, o BC colocou o Mecanismo Especial de Devolução, que facilita o ressarcimento de vítimas de golpes através da plataforma.

O valor de limite noturno do PIX pode ser modificado pelo cliente?

O valor máximo padrão da faixa noturna é de R$ 1.000,00. Porém, é possível solicitar para a sua instituição um valor maior ou menor para esse limite. Para que os criminosos não se aproveitem e obriguem a vítima a alterar o limite, o BC instituiu o período mínimo de 24h para efetivar o pedido do cliente.

O sistema PIX é, sem dúvidas, uma tecnologia que facilitou a vida de milhões de usuários. Mas é importante se atentar aos mecanismos de segurança implementados, compreender o porquê de sua implementação e utilizar o método com mais tranquilidade.

Publicidade

Publicidade

Nos próximos meses, se espera mais atualizações que beneficiem os usuários.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário