Cactos: siga esses passos para ter SUCESSO no cultivo desta planta

Se você quer começar a cuidar de cactos, então não pode deixar de conferir essas dicas para ter sucesso em seu cultivo.


Quem tem a intenção de começar a cuidar de cacto, não pode deixar de conhecer algumas dicas super importantes para ter sucesso no cultivo dessa planta. Na matéria a seguir, você confere os passos que precisa dar para cuidar bem de cactos.

Passos para ter sucesso no cultivo de Cactos

Os cactos são conhecidos como plantas fortes e resistentes, mas isso não significa que você possa deixá-los cuidar de si por conta própria. A seguir, você confere passos que precisa dar para ter sucesso no cultivo de cactos.

Veja também: Vai pintar a casa? ESSAS são as cores que serão tendência em 2023

1. Plante da maneira correta

O primeiro ponto sobre o cacto é que ele precisa ser plantado da maneira correta. Na hora de plantar, é preciso ter em mãos substrato, cascas de pinus ou areia e adubo. A partir disso, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Insira, no vaso, a terra adubada misturada com areia em 1/3 do vaso, para que o solo fique argiloso.
  2. Em seguida, coloque a espécie de cacto que será plantada com cuidado na terra e aperte o substrato o suficiente apenas para que ele fique em pé.
  3. Após isso, você deve adicionar o restante de terra e areia até chegar próximo à borda do vaso.
  4. Para finalizar essa etapa do plantio, você pode decorar a base com cascas de pinus ou pedras ornamentais.

2. Mantenha uma boa iluminação

Uma curiosidade sobre os cactos é que são plantas que suportam temperaturas altas. Sendo assim, o ideal é dar a eles uma boa iluminação, de preferência onde se tem luz direta. Afinal de contas, a ausência de luz do sol pode fazer com que ele não venha a ter sucesso para brotar.

Portanto, coloque o cacto próximo à janela ou em algum local onde haja boa luz solar.

3. Cuide irrigação do jeito certo

Diferente de outras plantas, o cacto dispensa irrigação frequente. Isso porque o cacto naturalmente tem água em seus caules, além de sofrer pouca transpiração.

Outro ponto que é importante saber que é que os espinhos que ele contém ajudam a reduzir a perda de água. Por isso, o ideal é não regar muito o cacto, para evitar que ele se afogue e, por consequência, apodreça.

Inclusive, a frequência da irrigação deve ser reduzida no inverno. Afinal, durante esse período ele entra em repouso e acaba ficando vulnerável a fungos e bactérias. Portanto, tenha cuidado.

4. Faça adubagem

Uma coisa que é importante fazer também é a adubagem, já que os cultivos com adubo diluído em água precisam ser fertilizados, preferencialmente durante a primavera e o verão.

5. Tente replantar

Se o desenvolvimento da planta estiver lento, uma recomendação é fazer o replantio do cacto. Isso porque essa lentidão é sinal que as raízes não têm espaço para se desenvolver, ou ainda pode significar que o substrato está esgotado e deve ser reposto.

No meio disso, vale mencionar que o controle de pragas para ajudar a planta se desenvolver bem.

Se houver se notar que a plantinha pode estar sofrendo com pragas, vai ser preciso retirar a planta do vaso e limpá-la com uma escova macia e sabão neutro, até eliminar todos os vestígios.

Depois de fazer isso, basta secar por cinco dias e fazer o replantio em um novo vaso, e também com um novo substrato.

Aproveite e veja também: plantas indicadas para quem não tem jeito com jardinagem

Gostou de conhecer esses passos importantes para fazer um cultivo de sucesso de cactos? Pois saiba que tem mais conteúdo em nosso site que vai te interessar.

Se você quer começar a ter plantas em casa, mas não sabe lidar com jardinagem, basta CLICAR AQUI para conferir algumas dicas de tipos de planta ou na imagem abaixo.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.