Não recebi calendário do Auxílio Emergencial no WhatsApp: saiba como ativar
Os beneficiários do auxílio emergencial começarão a receber nos próximos dias mensagens via WhatsApp da Caixa Econômica Federal. Entre elas, destaque para o calendário de pagamentos, com a data em que a quinta e demais parcelas caem na conta.
O encaminhamento das mensagens é resultado de uma parceria inédita entre a Caixa Econômica Federal e o WhatsApp para envio de notificações sobre benefícios.
Mas, e quem não receber o calendário de pagamentos pelo aplicativo? Para solucionar esse problema é só ativar o serviço. Aqui, indicamos como fazer isso! Confira!
Como ativar notificações do Caixa Tem no WhatsApp
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a ativação acontece de maneira automática para os beneficiários que têm seu número de celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem.
A Caixa encaminhará uma mensagem inicial e o usuário deve aceitar, pelo WhatsApp, o recebimento. A partir disso, o banco enviará todas as novidades pelo aplicativo, como datas de pagamento, de saque, entre outras informações importantes sobre o benefício.
Se seu número de celular estiver desatualizado no aplicativo Caixa Tem, é obrigatório realizar a atualização para recebimento das notificações. Neste caso, recomenda-se ir até uma agência da Caixa para realizar uma atualização de dados.
Para essa atualização, apresente um documento de identificação oficial com foto e seu CPF. Quando solicitado, informe ao atendente seus dados cadastrais para atualização. Depois disso, a Caixa passará a encaminhar mensagens normalmente via WhatsApp.
Calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021
O governo ainda não divulgou o calendário de pagamentos para inscritos pela internet e CadÚnico, mas há previsão de que faça isso nos próximos dias. Por enquanto, só se tem as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família, que começam a receber no dia 18 de agosto. Veja mais datas:
5ª parcela do auxílio emergencial
- NIS final 1: 18 de agosto
- NIS final 2: 19 de agosto
- NIS final 3: 20 de agosto
- NIS final 4: 23 de agosto
- NIS final 5: 24 de agosto
- NIS final 6: 25 de agosto
- NIS final 7: 26 de agosto
- NIS final 8: 27 de agosto
- NIS final 9: 30 de agosto
- NIS final 0: 31 de agosto
6ª parcela do auxílio emergencial
- NIS final 1: 17 de setembro
- NIS final 2: 20 de setembro
- NIS final 3: 21 de setembro
- NIS final 4: 22 de setembro
- NIS final 5: 23 de setembro
- NIS final 6: 24 de setembro
- NIS final 7: 27 de setembro
- NIS final 8: 28 de setembro
- NIS final 9: 29 de setembro
- NIS final 0: 30 de setembro
7ª parcela do auxílio emergencial
- NIS final 1: 18 de outubro
- NIS final 2: 19 de outubro
- NIS final 3: 20 de outubro
- NIS final 4: 21 de outubro
- NIS final 5: 22 de outubro
- NIS final 6: 25 de outubro
- NIS final 7: 26 de outubro
- NIS final 8: 27 de outubro
- NIS final 9: 28 de outubro
- NIS final 0: 29 de outubro
Vai ter mais prorrogação do Auxílio Emergencial?
O governo não confirmou se prorrogará o benefício mais uma vez, mas sinalizou que, se for preciso, pode estender o benefício. Vale lembrar que a proposta inicial do governo é cancelar o auxílio emergencial e implementar um novo Bolsa Família, que será rebatizado como Auxílio Brasil.
O Auxílio Brasil pagará valores mensais maiores do que o atual Bolsa Família, além de benefícios extras. De acordo com o governo, também trará um aumento do número de beneficiários, com a possibilidade de contemplar quem ficou sem auxílio emergencial.
Que funções posso usar do Caixa Tem pelo WhatsApp?
A Caixa já disponibiliza serviços pelo WhatsApp, como a solicitação de atendimento sobre o Caixa Tem e benefícios, encaminhamento de documentos e comprovantes de pagamentos e extratos.
Mas, a Caixa recomenda que antes de realizar qualquer serviço o usuário verifique se está se comunicando com um número do banco. Para isso, basta identificar se se trata um número 0800 e se a conta possui selo de autenticidade concedido pelo WhatsApp.
Além disso, o banco nunca solicita senhas ou dados de conta do usuário, portanto, desconfie se essas informações forem requisitadas. Outra informação importante é que a Caixa Econômica Federal informou que não encaminhará links pelas mensagens, portanto, não clique no que receber porque há uma grande possibilidade de golpe.