Calendário IPVA 2022 Piauí liberado. Veja quanto e como pagar
No Piauí, o calendário do IPVA muda conforme o tamanho do desconto e a forma como o contribuinte prefere pagar o imposto.
O governo do Piauí divulgou o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 no estado.
Assim como já aconteceu neste ano, os motoristas que pagarem o imposto em cota única terão direito a descontos que variam de 5% a 15%. Nesse caso, quanto mais cedo for o pagamento, maior o desconto, o que pode ajudar com o provável aumento no valor do imposto em 2022.
A seguir, veja como ficou o calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí e como realizar o pagamento do imposto.
Calendário do IPVA 2022
O prazo para que os contribuintes do Piauí paguem o IPVA 2022 muda de acordo com a forma de pagamento pela qual eles optarem. Isso porque há um cronograma para quem pagar à vista e outro para quem parcelar.
No caso dos motoristas que preferem pagar em cota única (à vista) para ter direito a desconto, o calendário do IPVA 2022 será o seguinte:
- 15% de desconto – até dia 31 de janeiro;
- 10% de desconto – até dia 28 de fevereiro;
- 5% de desconto – até dia 31 de março.
Enquanto isso, para os contribuintes que preferirem parcelar o valor do imposto em três vezes, as datas limites para cada parcela são as seguintes:
- 1ª parcela – até 31 de março;
- 2ª parcela – até 29 de abril;
- 3ª parcela – até 31 de maio.
Além disso, é importante destacar que os motoristas piauienses têm até o dia 31 de março para renovar o licenciamento anual de veículos usados.
Como pagar?
Para pagar o IPVA 2022 no Piauí, os contribuintes devem emitir o boleto pela internet. Nesse caso, é possível imprimir a guia de pagamento por meio de dois sites diferentes.
A primeira opção é o site do Detran-PI, onde o contribuinte deve clicar em “Guia de pagamento de IPVA”. Além disso, também é possível gerar o documento no site da Sefaz, clicando na opção “IPVA”.
Em relação ao valor do IPVA 2022 no Piauí, o estado tem uma das menores alíquotas do país: 2,5%. Ou seja, o imposto deve corresponder a 2,5% do valor venal de cada veículo, conforme já explicamos no nosso texto sobre como simular o valor aproximado do IPVA.