Carro por assinatura vale a pena? Veja o que é, quanto custa e mais


Comprar um carro está mais difícil do que nunca. Diante deste cenário complicado, uma nova forma de se relacionar com o veículo está ganhando força entre os brasileiros – o carro por assinatura. Assim, diante deste modelo inédito de consumo, muitos se perguntam se um carro por assinatura vale a pena. e é o que responderemos neste artigo completo sobre o assunto.

O que é carro por assinatura?

Um carro por assinatura pode ser a solução ideal para quem deseja máxima praticidade.
Um carro por assinatura pode ser a solução ideal para quem deseja máxima praticidade. (Imagem: senivpetro/Freepik)

O serviço de carro por assinatura é uma forma de ter acesso ao bem sem realmente comprar um carro. Nele você paga um valor mensal para a empresa que o oferta, e tem o direito de utilizar o veículo durante aquele mês de acordo com o descrito em contrato.

Dessa forma, terá um carro na garagem, novo e com toda a manutenção em dia, sem as obrigações de lidar com documentos e outras burocracias. A disponibilidade de veículos é ampla, desde carros populares, até jipes, caminhonetes, carros esporte e de luxo.

No entanto, estes serviços possuem uma quilometragem máxima que o cliente pode rodar, que , em geral, é de no máximo 1.000 km/mês.

Além disso, o cliente deve também arcar com despesas de gasolina, naturalmente, e trocas de pneus e outros itens que desgastam naturalmente. Por fim, termos relacionados à seguro, acessórios e outras customizações dependem das particularidades do contrato.

Algumas empresas oferecem pacotes diversos de assinatura. Muitos incluem não apenas atendimento 24 horas e serviços de manutenção, mas também praticidades fora da esfera imediata do carro, como serviço de bombeiro encanador e outros para casa.

Isto tudo como forma de dar mais valor à opção de um carro por assinatura e atrair mais clientes, que naturalmente visam maior praticidade em seu dia a dia.

Entre as empresas que ofertam o carro por assinatura hoje no Brasil temos a Mit Assinatura, Drive Select e o Renault On Demand.

Quanto custa um carro por assinatura?

Obviamente, alugar um carro por assinatura varia muito de preço. Isto porque uma série de fatores influencia neste valor, desde o modelo do carro, até o plano escolhido, empresa que oferta e serviços extra dentro do pacote.

Os modelos mais populares giram em torno de R$ 2.000,00 mensais, outros modelos, mais esporte, passam dos 3 e 4 mil reais. Já os carros de luxo alcançam valores como 6, 7 ou mais de 10 mil reais por mês pela sua assinatura.

Vantagens do carro por assinatura

Como vimos, o serviço de carro por assinatura é ideal para quem deseja maior praticidade. Isto porque, ao contratar um, você não precisará lidar com nenhuma transferência de documentos, emplacamento ou o processo de compra de um usado, que pode ser muito estressante.

Além disso, quando não precisar mais do veículo, basta devolver e encerrar qualquer ligação com ele. Caso surja a necessidade novamente, basta contratar de novo o serviço e escolher o carro que mais condiz com seu estilo de vida no momento.

Por fim, não será preciso ter toda a dor de cabeça de vender o carro quando quiser trocar. Basta trocar o plano e pronto, terá um carro novo pronto para uso no mesmo dia.

Desvantagens do carro por assinatura

A principal desvantagem de um carro por assinatura é que você não terá o bem no final. Com o estado atual do mercado de veículos, carros usados se valorizaram muito mais e vender um deles é mais interessante do que nunca.

Além disso, se você for um usuário intenso provavelmente pagará mais por mês. Isto porque os pacotes oferecem, no máximo, mil quilômetros mensais, cabendo uma taxa extra para rodar mais que isso.

Outro ponto contra a escolha deste modelo é o valor relativo à compra de um carro. Assinar um carro fica mais caro no longo prazo do que comprar um, sendo uma questão a se ter atenção.

Carro por assinatura vale a pena?

Como sempre, a escolha ou não de um serviço depende totalmente do seu estilo de vida, objetivo e condições financeiras. Carro por assinatura vale a pena em casos específicos, por exemplo, quando se precisará do veículo por tempo limitado ou apenas para rodar em uma cidade onde se ficará por poucos meses.

No entanto, perde o apelo para quem pretende manter o veículo por anos, pois fica cada vez mais caro a assinatura em comparação à comprar de fato um veículo. Além disso, comprando um carro você sempre o terá na garagem para revender quando necessário, sendo o melhor a longo prazo.

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.