Chevrolet Onix 2023: vale a pena comprar? Veja 3 prós e 3 contras

Felipe Matozo

10/05/2023

Se você está em busca de um carro compacto e quer saber se o Chevrolet Onix 2023 vale a pena, está no lugar certo!

Neste texto, vamos analisar os prós e contras desse veículo, levando em conta seus aspectos gerais. Para isso, consideramos a versão de entrada, o Onix 1.0.

Prós do Chevrolet Onix 1.0 2023

Chevrolet Onix 2023 vale a pena comprar Veja 3 prós e 3 contras

Saiba se vale a pena comprar um Onix 1.0 2023. Foto: Divulgalção

1 – Desempenho e consumo

Um dos prós do Onix 2023 é o seu motor CSS Prime 1.0 de 3 cilindros, que oferece uma boa relação peso/potência (12,65 kg/cv) e peso/torque (97,8 kg/kgfm).

Além disso, ele desenvolve 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm e um torque máximo de 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm.

O Onix também apresenta um consumo de combustível razoável para a categoria, fazendo 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina na cidade e 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina na estrada.

2 – Segurança

No quesito segurança, o Onix 2023 traz uma série de itens que são um ponto a favor para o modelo.

Entre eles estão os freios ABS, airbags laterais, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade, faróis com regulagem de altura e assistente de partida em rampa.

Além disso, o modelo conta com airbags frontais e de cortina, encosto de cabeça para todos os ocupantes, controle de tração, limpador e lavador do vidro traseiro, travamento central das portas e ISOFIX para fixação de cadeira infantil.

3 – Conforto e Infotenimento

O Chevrolet Onix 2023 também se destaca em relação ao conforto, com ar-condicionado, cintos de segurança com ajuste de altura, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido e rebatível, e direção assistida.

No quesito infotenimento, o carro conta com rádio, conexão Bluetooth, computador de bordo, indicador de temperatura externa, conexão USB e volante multifuncional.

Contras do Chevrolet Onix 2023

1 – Acabamento interno

Um dos contras do Onix 2023 é o acabamento interno. Alguns proprietários mencionam que o carro deixa a desejar neste aspecto.

Mas vale destacar que, embora isso possa ser uma desvantagem, é sempre importante lembrar que a percepção de acabamento pode variar de pessoa para pessoa.

2 – Preço e custo-benefício

Com um preço inicial de R$ 82.490, o Chevrolet Onix 2023 pode ser considerado um investimento considerável para alguns compradores, principalmente se tratando de um carro compacto.

Por isso, é importante avaliar se o custo-benefício do veículo atende às suas expectativas e necessidades. Nesse caso, vale a pena comparar o Onix com outros modelos da categoria antes de tomar uma decisão.

Por outro lado, vale lembrar que o preço do Onix está dentro da média do mercado atual. Ou seja, você não vai encontrar muitos carros mais baratos, mas talvez se depare com algum que tenha um custo-benefício mais vantajoso.

3 – Espaço interno

Por fim, temos um problema comum entre carros compactos. Assim como outros modelos da categoria, o Chevrolet Onix 2023 pode apresentar certo aperto para quem está no banco traseiro.

Além disso, o porta-malas tem capacidade de apenas 275 litros, o que pode ser insuficiente para algumas necessidades, como acomodar as bagagens de quem costuma viajar com frequência.

Afinal, Onix 1.0 2023 vale a pena?

O Chevrolet Onix 1.0 2023 apresenta bons pontos em relação ao desempenho, economia e itens de segurança, mas pode deixar a desejar em relação ao espaço interno, acabamento e preço.

No entanto, a decisão de investir nesse carro deve levar em consideração as necessidades individuais de cada comprador.

Por isso, vale lembrar que a melhor forma de decidir é fazer um test drive e pesquisar opiniões de outros proprietários, para ter uma visão mais completa do veículo. Além disso, não deixe de compará-lo com outros compactos do mercado, como o HB20.

Ficha técnica Onix 1.0 2023

CHEVROLET ONIX 1.0
Ano: 2023
Preço: por volta de R$ 82.490
IPVA: por volta de R$ 3.300 (com base no estado de SP)
Configuração: Hatch compacto
Combustível: Flex (Álcool e Gasolina)
Lugares: 5
Portas: 4
Geração:
MECÂNICA
Motorização: Motor dianteiro CSS Prime 1.0, de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos hidráulicos, cilindrada unitária 333 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 12,65 kg/cv e peso/torque de 97,8 kg/kgfm, com rotação máxima de 6500 rpm, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto
Potência máxima: 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm
Torque máximo: 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm
Velocidade máxima: 167km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,3 segundos
Consumo na cidade: 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina
Autonomia: 414km com álcool e 585km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 730km com gasolina na estrada
Câmbio: Câmbio F17-6 HR, manual de 6 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica, com diâmetro de giro de 10,4m
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm
Pneus traseiros: 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm
DIMENSÕES:
Comprimento: 4163mm
Distância entre-eixos: 2551mm
Porta malas: 275 litros
Peso: 1037kg
Altura mínima do solo: 128mm
Largura: 1730mm
Altura: 1476mm
Tanque de combustível: 44 litros
Carga útil: 375kg

Você também pode gostar de ler
Renault Kwid ou Chevrolet Onix: veja um comparativo entre esses dois hatches econômicos

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta