CNH Social: Governo do Amazonas divulga lista de aprovados
CNH Social do Governo do Amazonas já divulgou primeira lista com os nomes dos contemplados pelo programa em Manaus. Confira os próximos passos
A primeira lista dos contemplados do programa CNH Social, do Governo do Amazonas, foi liberada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta semana. Com efeito, a iniciativa vai beneficiar mais de 300 mil pessoas nos próximos dois anos.
Os escolhidos poderão fazer a emissão de CNH gratuita com isenção de taxas para curso de mototaxista e motofretista, distribuição de capacete e colete, além de curso teórico de legislação para alunos da rede pública estadual de ensino médio. Sendo assim, com todos os benefícios, a economia varia de R$1000,00 a R$1600,00.
O Governo do Amazonas usou qual critério para escolher os participantes do CNH Social?
As inscrições para o CNH Social do Governo do Amazonas vão ficar abertas até 31 de dezembro. As listas com os nomes dos escolhidos para o programa vão ser divulgadas conforme os cidadãos forem se inscrevendo. A primeira classificação contempla apenas os inscritos na capital, Manaus, e está disponível no site www.detrancidadao.am.gov.br.
Sendo assim, neste primeiro momento, as vagas foram dividas da seguinte forma:
Primeira Habilitação:
- Cat. A – 636 vagas;
- Cat. B – 136 vagas;
Adição de Categoria:
- Cat. A – 76 vagas;
- Cat. B –76 vagas;
Mudança de categoria:
- Cat. C – 8 vagas;
- Cat. D – 49 vagas;
- Cat. E – 19 vagas.
No início de janeiro, uma nova lista deve ser anunciada com inscritos de municípios do interior do Amazonas. Até o dia 29 de novembro, o programa recebeu 146.948 inscrições. Deste total, 124.070 são de pessoas que moram em Manaus, e 22.878 do interior. Por fim, as cidades que tiveram o maior número de interessados, sem contar com a capital, foram:
- Iranduba (3.599);
- Manacapuru (3.322);
- Itacoatiara (2.922);
- Coari (2.245);
- Humaitá (1.280).
As inscrições estão abertas desde o dia 17 de novembro. Evidentemente que precisa haver uma maior procura no interior, por isso estamos deixando as vagas abertas até o dia 31 de dezembro. A gente percebe que há uma procura muito maior dos interessados aqui em Manaus, mas já temos feito um trabalho de divulgação importante para que a gente tenha um número maior de pessoas a serem contempladas nos municípios do interior do Estado”, reforçou o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá.
Os candidatos selecionados devem fazer o quê?
Os selecionados da CNH Social do Governo do Amazonas devem ir até uma sede do Detran Amazonas, no dia e horário divulgado na lista do resultado da seleção. Neste momento é necessário ter pontualidade: as pessoas que faltarem ou chegarem atrasadas terão que esperar uma nova lista de chamamento.
Portanto, os inscritos devem levar os seguintes documentos para o órgão de trânsito, com o original e cópia:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
Após o cadastro, se o candidato estiver no programa para emitir a primeira via da CNH, ele será encaminhado para a coleta de foto e biometria. Em seguida, ele deve ir até a clínica médica credenciada e, por fim, para o Centro de Formação de Condutores (CFC), que é conhecido popularmente como autoescola.
Por fim, no caso de troca e adição de categoria, os cidadãos serão direcionados para a clínica médica e, depois, para iniciarem as aulas práticas no CFC.
Nessa primeira etapa, o projeto “CNH Social” vai selecionar mil pessoas que moram em Manaus para iniciarem o processo de primeira habilitação para a categoria A e categoria B, adição de categoria A e categoria B, além de troca para as categorias C, D e E.”, informa o Detran do Amazonas.
Como serão as aulas do programa?
Enfim, quem vai tirar a primeira carteira de motorista nas categorias A e B, já deve ficar pronto: as aulas já começaram nesta quinta-feira, no dia 2 de dezembro. A primeira turma vai contar com 30 alunos que vão cumprir a carga horária de 45 horas aulas. Além disso, nas próximas semanas começam as demais turmas para primeira CNH, mudança e adição de categoria.