Código de acesso do Simples Nacional: o que é e onde achar?
Entenda o que é o Código de Acesso do Simples Nacional e saiba como "resgatar" estes números caso você tenha esquecido.
O Código de Acesso do Simples Nacional é uma sequência de números gerada pela Receita Federal para empresas que optam por este regime, inclusive MEIs (Microempreendedores Individuais).
A função deste código é dar acesso a diversos serviços da própria receita, como a consulta de eventuais pendências e emissão do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Mas se a sua empresa está sem o Código de Acesso do Simples Nacional ou você não lembra dos números, veja a seguir como “resgatar” este código.
Como gerar um novo Código de Acesso do Simples Nacional?
O Código de Acesso é obtido assim que a empresa opta pelo Simples Nacional ou em até 30 dias após a adesão ao regime tributário.
Confira também
Quem pode optar pelo Simples Nacional?
Mas, no caso de quem não lembra o código, é possível gerar um novo por meio da plataforma online do Simples Nacional, substituindo o anterior. Para isso, basta seguir os passos descritos abaixo:
- Acesse o site do Simples Nacional;
- Em seguida, selecione a opção “Simei Serviços”, na parte superior da tela;
- Na página seguinte, desça o cursor até o final da tela e clique no link indicado após a mensagem “Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu”;
- Após isso, você terá que informar o CNPJ da empresa e o CPF do responsável perante a Receita Federal. Digite também o texto da imagem de verificação e clique em “Validar”;
- Depois disso, também será necessário informar o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda;
- Se o responsável pela empresa for isento do Imposto de Renda, não se preocupe: o sistema irá solicitar o número do título de eleitor e a data de nascimento;
- Após informar os dados solicitados, clique em “Continuar” para gerar o novo Código de Acesso e copie os números.
Por fim, é importante destacar que o Código de Acesso funciona como uma senha. Portanto, após gerar o código é recomendado anotar os números em um lugar seguro e de fácil acesso, e não compartilhar esse dado.
VEJA TAMBÉM
Qual a tributação do Simples Nacional? Valores atualizados