Semana do MEI: programação gratuita e online tem início hoje (10/5)

Flavio Carvalho

10/05/2021

O Sebrae realiza a partir de hoje (10/5) a semana do MEI (Microempreendedor Individual), evento que tem como foco aqueles que desejam abrir um negócio próprio ou já se tornaram MEI.

A semana do MEI acontece de 10 a 14 de maio, com uma programação gratuita e online. O evento contará com a participação de 45 palestrantes, entre eles especialistas em microempreendimento.

Quer participar do evento? É preciso realizar uma inscrição no site oficial da semana do MEI. Aqui, indicamos como efetuá-la e mais informações sobre o evento. Confira!

semana do mei

Tema da semana do MEI

Toda edição da semana do MEI tem um tema específico. Desta vez, a organização do evento escolheu o tema “uma nova visão para o futuro do seu negócio”, que é inspirado no bordão de Rick Chester.

Chester é um empreendedor, escritor e influenciador digital que se tornou conhecido nas redes sociais ao viralizar com um vídeo no qual ensina a lucrar com a venda de água.

Rick Chester, inclusive, é uma das principais atrações do evento e realizará a palestra de encerramento intitulada “Pega a Visão”.

Os participantes poderão encontrar, no evento, inspiração para empreender, além de conhecer as tendências do mercado e identificar novas oportunidades de negócios.

O evento tem ações para ensinar o empreendedor a se planejar e cuidar de suas finanças. Caso queira interagir com os especialistas, os participantes da semana do MEI também conseguirão.

A programação nacional do evento tem atividades práticas realizadas no período da manhã (das 10h às 12h50) e lives durante a tarde (das 14h às 18h30).

Como se inscrever na semana do MEI?

A inscrição na semana do MEI é gratuita e online. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe orientar na realização da sua:

  1. Acesse o portal da semana do MEI;
  2. Clique em “inscreva-se na programação do dia”;
  3. Selecione o evento de seu interesse e clique em “inscreva-se”;
  4. Leia a descrição do evento. Caso esteja de acordo, clique em “inscreva-se”;
  5. Se já tiver uma conta, informe seu CPF e senha. Caso não tenha, clique em “cadastre-se” e siga as recomendações dadas na página;
  6. Finalize sua inscrição.

Um detalhe importante: é possível realizar a inscrição em até poucos minutos antes do evento iniciar. Portanto, o ideal é conferir a programação, selecionar os eventos e se inscrever antecipadamente.

Para participar do evento específico no qual se inscreveu, deve-se acessar a área reservada fazendo login com CPF e senha.

Resumo da programação da semana do MEI

O Sebrae separou a programação da semana do MEI em temas principais para ajudar o participante a se inscrever com mais facilidade naqueles que lhe interessam. Veja, a seguir, quais são os temas principais por dia:

Inspire, respire e não pire

Trata-se de um dia de evento (o primeiro, 10/5) dedicado à inteligência emocional para vencer os desafios de ter o próprio negócio. Há oficinas práticas e palestras sobre:

  • Como se preparar para enfrentar desafios;
  • Como o equilíbrio emocional pode alavancar resultados;
  • Empreendedorismo e oportunidades;
  • Atitudes positivas.

Transforme crise em oportunidade

Tema do segundo dia de evento (11/5), no qual os MEIs poderão receber dicas e conhecer tendências de mercado para aproveitar e atingir sucesso em seu negócio. Haverá atividades práticas e palestras como:

  • Grandes tendências para os negócios, setor de alimentos e de beleza;
  • Dicas imperdíveis para as marcas de como utilizar o TikTok;
  • 5 ferramentas para criar conteúdos autênticos nas redes sociais;
  • Oportunidades para o MEI no pós-pandemia.

Se for começar, comece do jeito certo

Este é um tema dedicado ao planejamento e criação de vantagem competitiva para sair da mesmice, realizado no terceiro dia (12/5). Será possível participar de atividades práticas e palestras como:

  • Como começar um negócio com poucos recursos;
  • Tendências e oportunidades para quem é MEI;
  • Como fugir da mesmice e se tornar único.

Reorganize-se para sobreviver

Este tema tem como foco blindar as finanças do MEI em tempos de crise. Entre as atividades práticas e palestras realizadas nesse dia (13/5), destaque para:

  • Organizando as finanças do MEI;
  • Como fazer render seu rico dinheirinho;
  • Ação e reação na gestão financeira para o MEI;
  • Educação financeira como meta de vida.

É hora de vender

Dia focado em vendas, abordando assuntos como marketplaces e redes sociais. É o último dia de evento (14/5) e trará atividades práticas e palestras como:

  • Como usar o WhatsApp Business para vender mais;
  • Como se destacar em marketplaces;
  • 5 passos para ter um site de sucesso.
Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.