Como a troca do presidente da Petrobras afeta o preço do combustível? A gasolina vai baixar?

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, foi demitido nesta segunda-feira (28). Saiba os impactos da troca no preço do combustível.

Nesta segunda-feira (23), houve demissão na Petrobras. O presidente Joaquim Silva e Luna foram demitidos. Embora a demissão ainda não tenha sido oficializada, já teve confirmação Ministério de Minas e Energia.

A alteração na presidência da Petrobras foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo por que Bolsonaro demitiu Joaquim Silva e Luna, se é possível que a troca de presidente da Petrobras vai impactar o preço do combustível e quem é o novo presidente da Petrobras. Confira!

Por que Bolsonaro demitiu Joaquim Silva e Luna?

Como a troca do presidente da Petrobras afeta o preço do combustível? A gasolina vai baixar?
O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, foi demitido nesta segunda-feira (28). Saiba os impactos da troca no preço do combustível. (Imagem: Reprodução/Agência Petrobras)

Nesta segunda-feira (28), foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia uma alteração na presidência da Petrobras. A alteração foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, que demitiu Joaquim Silva e Luna.

De acordo com analistas, a demissão é uma ação política de Bolsonaro. Dessa perspectiva, a ideia é deixar claro à sua base em ano eleitoral seu descontentamento com a alta de preços dos combustíveis, depois que a Petrobras promoveu um reajuste considerável no início deste mês de março, que resultou nos seguintes aumentos:

Publicidade

Publicidade

  • 25% do diesel;
  • 19% da gasolina;
  • 16% do gás de botijão.

A troca do presidente da Petrobras vai impactar o preço do combustível?

Segundo analistas do mercado financeiro, a substituição de Joaquim Silva e Luna na presidência da Petrobras não deve causar uma mudança significativa nos rumos da empresa. Isso porque, a exemplo da demissão de Roberto Castello Branco em 2021, o cenário não foi diferente.

A saída de Castello Branco da presidência da Petrobras não teve grandes efeitos depois de haver um reajuste de 14,7% no diesel e 10% na gasolina.

Como comenta Gabriel Leal de Barros, que é o sócio e economista-chefe da gestora de recursos Ryo Asset, o cenário da demissão de Castello Branco em 2021 e o atual cenário da demissão Silva e Luna não são diferentes. A tendência é que a saída de Silva e Luna não interfira em nada, em relação aos reajustes que foram feitos recentemente.

Quem é o novo presidente da Petrobras?

O escolhido para substituir Silva e Luna é o consultor Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e que, em 2014, foi conselheiro para a área de energia da campanha de Aécio Neves (PSDB).

Algo a se destacar sobre o novo presidente da Petrobras é que Pires é um defensor histórico da paridade internacional, que é o modelo em que o preço dos combustíveis no mercado interno segue a variação de itens como o preço do barril de petróleo no exterior e a cotação do dólar.

Em relação a isso, devemos lembrar que Pires, no final do mês de fevereiro, quando começava a guerra na Ucrânia, disse à BBC News Brasil que o petróleo em alta é bom para o Brasil. Isso porque, na visão do diretor do CBIE, o país é produtor e exportador do óleo, o que significa que a arrecadação de impostos da União, Estados e municípios cresce quando os preços sobem, ainda que seja gerada inflação.

Publicidade

Publicidade

Adriano Pires também foi crítico da política de controle de preços durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Outro nome que potencialmente poderia ter sido escolhido para assumir o cargo seria o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e antes presidente da Serpro (estatal de processamento de dados do governo), Caio Mario Paes de Andrade que, do ponto de vista de Gabriel Leal, não tem experiência no setor.

No entanto, no fim das contas, o escolhido para assumir a presidência da Petrobras foi Adriano Pires.

Veja também: No Detalhe ensina: como fazer o saque de R$ 1000 do FGTS? Tire todas as suas dúvidas!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário