Como economizar Gás de Cozinha? Obtenha o melhor consumo seguindo estas dicas

Quer economizar gás de cozinha para dar uma aliviada no orçamento? Então confira algumas dicas que podem ajudar bastante.


Economizar gás de cozinha é uma boa maneira de diminuir os gastos da sua casa, já que o preço de um botijão tem efeito significativo no orçamento.

Veja também: Como economizar eletricidade – listamos 8 técnicas (que funcionam)

E existem alguns truques para economizar gás que são simples e, quando somados, podem representar uma boa economia.

Como economizar Gás de Cozinha? Obtenha o melhor consumo seguindo estas dicas
Confira algumas dicas que ajudam a economizar gás de cozinha. Imagem: NoDetalhe

No texto a seguir, confira algumas dicas úteis que ajudam a economizar gás de cozinha e podem representar um alívio no orçamento.

1 – Ter atenção com as panelas ajuda a economizar gás

Escolher panelas e tampas adequadas é um cuidado que muitas vezes passa despercebido, mas ajuda a poupar gás.

Nesse caso, uma dica é sempre escolher o tamanho de panela certo para a quantidade de comida que você está cozinhando, evitando preparar pouca comida em panelas grandes. Dessa forma, a panela será mais eficiente na hora de reter o calor, o que ajuda a reduzir o tempo de cozimento.

Outro cuidado que merece atenção é com as tampas, que devem ser do tamanho exato da panela. Usando a tampa correta, ela ficará devidamente ajustada na panela, evitando que o calor disperse e acabe desperdiçando gás.

2 – Mantenha as bocas do fogão limpas

Manter um fogão limpo vai muito além da aparência, já que o excesso de sujeira pode comprometer o seu funcionamento e aumentar o consumo de gás.

Portanto, é muito importante remover com frequência os resíduos e detritos que podem se acumular nas bocas do fogão, pois isso pode bloquear a passagem do gás, aumentando o consumo.

Além disso, outra dica é ter atenção com a cor do fogo. Isso porque a chama precisa ter sempre uma tonalidade azul. Caso o fogo esteja com tons de laranja ou amarelo, é possível que haja algum entupimento que gera desperdício de gás.

3 – Descongele os alimentos antes de cozinhar

Um truque muito simples que ajuda a economizar gás é sempre descongelar completamente os alimentos antes de levar ao fogo.

Isso porque alimentos congelados exigem mais tempo para cozinhar, o que aumenta o consumo de gás.

4 – Panela de pressão ajuda a economizar gás

Panelas de pressão também ajudam a economizar gás de cozinha, pois elas são muito eficientes para preparar alimentos que levam mais tempo para ficar prontos.

Dessa forma, as panelas de pressão cozinham mais rápido, diminuindo o consumo de gás. Mas para garantir a eficiência (e a segurança) de uma panela de pressão, é importante ficar de olho para garantir que não há nada de errado com ela, cuidando com a qualidade da borracha, da saída de ar e da válvula, por exemplo.

5 – Planeje suas refeições

Essa é uma dica que pode parecer estranha, mas ao planejar suas refeições com antecedência, você evita cozinhar demais ou preparar mais comida do que precisa.

Sendo assim, vale a pena ter um “cronograma” de preparo de refeições, sabendo sempre quanta comida você terá que preparar em cada refeição. Além de economizar gás, isso também reduz o desperdício de alimentos.

Além disso, o uso do forno também pode ser planejado com antecedência para economizar gás. Nesse caso, a ideia é cozinhar ao mesmo tempo pratos diferentes que vão ao forno com a mesma temperatura.

Mas é importante cuidar com os tempos de cozimento, que podem variar entre os pratos em questão.

6 – Pré-aquecer o forno pode economizar gás de cozinha

Falando no forno, o pré-aquecimento é algo que pode ajudar tanto a assar melhor um alimento quanto a economizar gás.

Afinal, isso faz com que o calor seja distribuído previamente em todo o forno, permitindo que os alimentos permaneçam na mesma temperatura durante todo o preparo.

Você também pode gostar de ler
Qual tipo de fogão consome menos? Guia definitivo para economizar ao cozinhar

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.