Como fazer PIX na Caixa? Passo a passo completo!
Veja como fazer um Pix por meio do aplicativo da Caixa, como cadastrar uma chave na sua conta e mais informações sobre este sistema.
Desde que surgiu, em 2020, o Pix rapidamente se tornou um sistema bastante popular entre os brasileiros. Na Caixa Econômica Federal, banco com maior número de clientes no Brasil, o Pix é usado diariamente por milhões de pessoas para fazer transferência ou pagamentos.
Afinal, uma das principais vantagens deste sistema é a facilidade das operações. Em questão de segundos, os usuários podem pagar uma conta ou transferir valores para qualquer banco de forma segura e gratuita.
A seguir, você confere quais são os passos para fazer um Pix na Caixa e tira algumas dúvidas comuns sobre este sistema.
Passo a Passo para fazer um Pix na Caixa
Apesar de não ser obrigatório cadastrar uma chave para fazer um Pix, este é um procedimento recomendado para todos os clientes da Caixa ou mesmo do Caixa TEM, pois ele facilita as operações.
Sendo assim, nossa dica é que primeiramente você cadastre uma chave Pix na sua conta Caixa, que pode ser o seu CPF, celular, e-mail ou uma chave aleatória. Se você ainda não tem uma chave Pix na Caixa, veja nosso texto sobre como cadastrar ou assista ao vídeo abaixo:
Após isso, você pode utilizar o Pix para pagar, transferir ou receber dinheiro na sua conta Caixa. Para receber valores, basta informar sua chave Pix para a pessoa que precisa te transferir dinheiro, que ela consegue fazer isso apenas com essa informação.
Enquanto isso, para fazer um Pix, é você quem deve informar a chave de quem vai receber o dinheiro. Nesse caso, o passo a passo é o seguinte:
- Abra o aplicativo da Caixa em seu celular. Caso você ainda não tenha o app, acesse o site da Caixa para baixá-lo;
- Em seguida, na página inicial, clique sobre o ícone do Pix, depois em “Enviar Pix” e por fim em “Pagar/Transferir/Sacar;
- Na página seguinte, escolha o método de pagamento que quer usar: via Chave, Agência e conta; QR Code ou Copia e Cola;
- No caso do pagamento via Chave, que é o mais comum, basta selecionar o tipo de chave e depois informar a chave da pessoa/estabelecimento e o valor da transação. Enquanto isso, no caso do QR Code ou Pix Copia e Cola, o valor aparece automaticamente;
- Por fim, clique em “Continuar” e informe sua senha digital para confirmar a transação. Se preferir, também é possível agendar o pagamento.
Como cadastrar uma chave Pix na Caixa?
Para fazer o cadastro de uma chave Pix na Caixa, você poderá utilizar o aplicativo da Caixa ou do Caixa Tem, o Internet Banking, o Gerenciador Caixa, um caixa eletrônico ou então as centrais de atendimento pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais regiões).
Cadastrar Pix no aplicativo da Caixa
- Abra o aplicativo normalmente e efetue o login em sua conta da Caixa;
- Na tela principal, selecione a opção “Pix” e aperte novamente em “Pix” na próxima tela;
- Em seguida, selecione a opção “Cadastrar Chave”; caso você já tenha chaves cadastradas, você também poderá selecionar a opção “Consulta Chaves” e remover ou alterar alguma delas. No menu lateral que abrir, aperte novamente em “Cadastrar Chave”;
- Selecione o tipo de chave que você deseja cadastrar (CPF, número de celular, E-mail ou chave aleatória) e aperte em continuar;
- Faça o procedimento solicitado para cada tipo de chave. Ao cadastrar um número de celular, por exemplo, digite o código enviado para o seu telefone através de um SMS para prosseguir com o cadastramento. Depois, basta apertar em “confirmar”;
- Por fim, certifique-se de que seus estão corretos, selecione a opção “declaro que li e estou de acordo…”, aperte em continuar, digite sua senha e pronto: sua chave Pix foi cadastrada com sucesso na Caixa!
Cadastrar Pix no aplicativo Caixa Tem
- Abra o aplicativo Caixa Tem e faça login em sua conta;
- Na tela inicial, selecione a opção “Pix | Consultas e Chaves”;
- Em seguida, na próxima tela, selecione a opção “Cadastrar Chaves”. Você também poderá aproveitar essa tela para entender melhor o que é o Pix caso tenha interesse;
- Selecione agora o tipo de chave que você quer cadastrar (CPF, número de celular, E-mail ou chave aleatória) e aperte em “cadastrar chaves selecionados”. Tenha em mente que você pode selecionar mais de uma, mas recomendamos que cadastre uma por vez para evitar erros;
- Por fim, basta apertar digitar sua senha do Caixa Tem e apertar na setinha laranja no canto direito da tela. Pronto! Sua chave foi cadastrada e já pode ser usada para o recebimento de transferências via Pix!
Entretanto, é importante ter em mente que, caso você já tenha o seu CPF cadastrado como Chave Pix em outro banco, fintech ou carteira digital, você precisará solicitar a portabilidade da chave para a Caixa Econômica Federal.
Posso ter quantas chaves Pix?
Ao todo, pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves Pix, enquanto pessoas jurídicas (empresas/instituições) podem ter até 20.
Além disso, os usuários podem vincular cada chave a uma conta bancária diferente. No entanto, quem preferir pode cadastrar todas as chaves em uma única conta.
Para mais informações sobre o Pix da Caixa, confira nosso texto explicando as diferentes formas de pagamento e como receber.