Como limpar panelas queimadas: ESTAS são as melhores técnicas para deixá-las novas em folha

Confira essas dicas que você vão ser muito úteis na hora de você limpar e ariar panelas que acabaram ficando queimadas.


Nunca é fácil ter que ver panelas queimadas em casa, porque sempre é muito difícil de limpar, mas o trabalho pode ser menos dificultoso se você conhecer as técnicas certas.

Veja também: Como limpar a geladeira corretamente: ESTAS são as dicas que você PRECISA SABER

As panelas podem queimar porque por ter um grande contato com o fogo, porque o alimento precisa de um bom tempo cozinhando para ficar no ponto certo. E às vezes a gente esquece de observar a comida no fogo.

Como limpar panelas queimadas: ESTAS são as melhores técnicas para deixá-las novas em folha
(Imagem: Alexander Nerozya/Pexels)

Isso quer dizer que é difícil evitar queimar panela. Mas a boa notícia é que o serviço no precisa ser tão sofrido, se você conhecer alguns truques.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Um ingrediente muito versátil e que pode apresentar usos surpreendentes é o vinagre, da mesma forma que o próprio bicarbonato de sódio pode ajudar e muito na limpeza de casa, de modo geral.

Na hora de se livrar das marcas de queimado na panela, a regra não muda. Misturar bicarbonato de sódio e vinagre é uma ótima solução para esse problema, na verdade. Até porque se trata de uma das maneiras mais eficazes de limpar panelas queimadas.

Para isso, você vai precisar apenas polvilhar bicarbonato de sódio na panela e em seguida adicionar vinagre branco. Após isso, você deve ver que a mistura vai borbulhar por algum tempo. Quando isso acontecer, esfregue com uma esponja e enxágue. Repita o processo, caso a panela não fique totalmente limpa.

Água quente e detergente

Nem todo mundo acredita, mas o uso de ingredientes bem simples como água quente e detergente pode ser muito eficaz quando o assunto é limpar panelas queimadas – assim também é potente para limpar outros materiais.

E o melhor é que você não precisa sofrer tanto, se usar essa técnica. Tudo que você precisa fazer é colocar água quente na panela e logo depois adicionar algumas gotas de detergente (não precisa exagerar no produto). Fazendo isso, você deve deixar a panela de molho por algumas horas.

Depois que passar bastante tempo, você pode voltar e esfregar com uma esponja.

Sal e limão

Quando estão juntos, o sal e o limão acabam se transformando em um potente desengordurante, podendo até as piores crostas. Com isso, você não vai precisar gastar muita energia para se livrar das marcas de queimado.

Para isso, você deve polvilhar sal na panela e depois esfregar com limão. Feito isso, é preciso deixar a mistura agir por alguns minutos. Após a mistura fazer o efeito, você pode esfregar o material com uma esponja.

Outra alternativa, também usando sal e limão, é ferver a panela e depois espalhar meio limão espremido, junto com uma colher de sal no fundo. Para finalizar, use uma esponja para esfregar.

Água e vinagre

Um processo muito simples para amolecer a sujeira da panela que acabou queimando no fogão é usar água e vinagre.

Tudo que você precisa fazer é adicionar partes iguais de água e vinagre na panela, antes de colocá-la para ferver por alguns minutos.

Quando a água com vinagre estiver fervendo dentro da panela, você pode apagar o fogo e daí deixar a panela esfriar. Para terminar o serviço, basta esfregar com uma esponja.

Amaciante de carne

Também dá super certo e ainda poupa tempo de quem cuida da limpeza e lavagem das coisas usar amaciante de carne. Essa técnica vale a pena principalmente quando as marcas são persistentes.

Ela consiste em colocar um pouco de amaciante de carne na panela queimada e depois adicionar água quente. Essa mistura pode parecer agir de imediato, mas é bom deixar a panela de molho por algumas horas.

Passado bastante tempo, você finaliza o serviço apenas esfregando a panela com uma esponja.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.