Como obter uma CND decadencial junto ao INSS?

Flavio Carvalho

13/12/2021

Todo imóvel apresenta uma Certidão Negativa de Débitos (CND) onde consta se o imóvel tem algum débito em impostos, IPTU e outras dívidas imobiliárias. Em caso de financiamento, reforma, demolição e outras atividades, o CND é obrigatório e exigido para que haja uma negociação mais limpa e transparente.

Vemos a seguir como funciona o documento e principalmente a Certidão Negativa de Débitos emitida pelo INSS em relação às construções civis.

O que é o CND do INSS?

A CND é um documento que comprova que determinada pessoa ou bem (carro, imóvel, terreno, estabelecimento, etc.) não tem débitos com os órgãos públicos ou ações civis ou criminais pendentes.

Como obter uma CND decadencial junto ao INSS (2)

Fonte/Reprodução: original

A CND do INSS (Certidão Negativa de Débitos do INSS da Construção Civil) declara se todas as obrigações como pagamentos e cadastros referentes a construções declarados pelo CNO (Cadastro Nacional de Obras) foram honrados e quitados. Mas não apenas débitos ao poder público são demonstrados pela certidão, débitos a terceiros também são expostos pela CND e processos criminais ou civis também.

Para que serve o CND do INSS de construção?

Com uma CND podemos ver e comprovar que tal bem ou pessoa não tem débitos ativos, ou processos. A certidão negativa é muito usada em situações como: licitações, financiamentos, compras de empresas, cadastros com fornecedores, empréstimos e outros assuntos com os bancos. A CND do INSS deve ser buscada se você quer regularizar sua construção diante do poder público. 

E isso não é de suma importância pois em caso de financiamento ou venda desta obra, ou imóvel muito provavelmente a Certidão Negativa de Débitos será e requisitada pelo comprador. A Certidão Negativa de Débitos de construção também é requerida, neste caso pelo governo, caso você queira fazer de modo legal algumas ampliações, reformas ou demolições na construção.

Como obter a CND do INSS de construção?

Para obter o CND do INSS é muito simples e você só precisará seguir alguns passos básicos com os descritos abaixo. Confira:

  1. Entre no site DATAPREV ou da Receita Federal, ou Procuradoria da Fazenda Nacional.
  2. Em um dos sites informe seu CPF ou CNPJ. 
  3. Após informar CPF ou CPNJ você deve escolher qual Certidão atende suas necessidades
  4. Preencha um formulário que irá aparecer e se preencher de forma correta será redirecionado aos dados que você necessita.

Lembre-se que é necessária uma regularização diante do governo da sua construção para que toda a segurança seja devida e que não haja no futuro processo ou multas referentes à irregularidade.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.