Como se inscrever no Meu INSS? No Detalhe ensina!

Marina Darie

21/06/2022

O Meu INSS é a plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social, que possibilita que o aposentado ou pensionista tenha acesso a serviços sem precisar sair de casa. Mais de 90 solicitações estão disponíveis, como fazer o requerimento para receber aposentadoria por idade. 

No primeiro mês deste ano, 25,8 milhões acessos foram contabilizados no site e aplicativo. Em fevereiro, foram 29,4 milhões. O No Detalhe te explica tudo sobre essa ferramenta: como fazer a inscrição, dicas para não cair em golpes e muito mais!

Como se inscrever no Meu INSS?

Como se inscrever no Meu INSS? No Detalhe ensina!

Meu INSS pode poupar uma ida a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. Veja como usá-lo. (Imagem: Governo Federal / Divulgação)

Antes de mais nada, para conseguir acessar o site ou aplicativo Meu INSS, o usuário precisa ter uma conta na plataforma GOV.br.  O cadastro pode ser feito neste site, com CPF, nome completo e data de nascimento.

Outra opção para inscrever-se no app para ter acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social  é utilizar uma senha provisória concedida por alguns bancos. Veja como acessar essa informação pelo Internet Banking de cada instituição:

  • Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI;
  • Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI;
  • Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS;
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI);
  • Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS;
  • Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS;
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária;
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Mas atenção: Com a inscrição no aplicativo, muitas tentativas de golpes contra o benefício podem surgir. Confira orientações para evitar que isso aconteça:

  • Mantenha sempre atualizados os  dados de contato ; 
  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do Instituto Nacional do Seguro Social, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
  • O Instituto Nacional do Seguro Social nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados; 
  • O número do SMS usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para informar os cidadãos é 280-41;
  • Convocações oficiais para apresentar documentos, ficam registradas no Meu INSS e podem ser verificadas também pelo telefone 135.

Quais serviços estão disponíveis na plataforma?

Além de solicitar aposentadoria por idade, os aposentados e pensionistas podem usar o Meu INSS para acessar outros serviços, como:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Atualização de dados cadastrais;
  • Agendamento de perícia;
  • Agendamento de atendimento;
  • Carta de Concessão;
  • Extrato de contribuição e de empréstimo; 
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão. 

Agendamento de serviços

Mesmo que o aposentado ou pensionista deseje receber atendimento presencial, em uma agência, em muitos casos ele precisa realizar o agendamento previamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. As únicas exceções são para atendimentos espontâneos, que enquadram as seguintes situações:

  • Orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Atendimento por decisão judicial;
  • Agendamento de serviços;
  • Emissão de senha para acesso ao Gov.br; 
  • Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Reativação do BPC pelo Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social reforça que idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam atualizar os dados no Cadastro único (CadÚnico) a cada dois anos para continuar recebendo a assistência. 

Quem não fizer isso junto ao Centro de Assistência Social (CRAS) do seu município, pode ter o pagamento do benefício suspenso. Neste caso, o segurado ainda precisa atualizar seus dados no CRAS e, depois, deve acessar o Meu INSS e solicitar o serviço  “Reativar Benefício”.

 

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

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