Veículos para famílias: Uma comparação entre o Toyota Corolla e o Honda Civic; qual o melhor para as suas necessidades?
Apesar de muito semelhantes, o Toyota Corolla e o Honda Civic apresentam diferenças chave que influenciam qual o melhor para cada público.
Quando falamos de carro poucos são tão conhecidos e amados quanto os sedãs japoneses. Uma comparação entre o Toyota Corolla e o Honda Civic sempre dá o que falar, pois os fãs de ambos são apaixonados, e com razão.
Cada um dos carros conquistou o Brasil e o mundo com designs arrojados, desempenho acima da média, muita tecnologia, e preços relativamente acessíveis.
Assim sendo, detalhamos tudo o que há para saber sobre os modelos mais novos do Corolla e do Civic. Dessa maneira, você poderá escolher sem medo qual adquirir.
1 – Conforto e espaço interno
Dada a semelhança inquestionável entre os modelos, o Toyota Corolla e o Honda Civic ficam muito próximos quando o assunto é espaço interno. Eles são praticamente idênticos, até mesmo nas dimensões.
No entanto, vemos diferença significativa quando avaliamos o porta-malas. Antes o Corolla vencia disparado esta disputa, mas os últimos lançamentos da linha Civic surpreenderam e ultrapassaram com folga seu concorrente.
Isto porque o porta-malas do sedan da Honda possui 525 litros de capacidade, exceto na versão Touring, onde é de 517 L. Já o Corolla, por sua vez, conta com 470 L no porta-malas. São 55 litros a menos que o padrão do Civic, uma diferença muito significativa.
Para finalizar, no quesito conforto é preciso levar em conta mais que o espaço interno. Com uma aplicação melhor da sua suspensão independente, o Toyota Corolla possui cabine mais estável e com menos impactos, além de super silenciosa. O Civic não fica muito atrás, mas seu foco em desempenho fica evidente aqui.
2 – Consumo
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Corolla possui motor híbrido, movido à etanol ou gasolina, tanto na versão 2.0 quanto na 1.8. Para o Civic isto é verdade apenas no 2.0.
Disto isto, o carro da Toyota se mostra muito mais econômico, principalmente rodando na cidade. Seu motor 1.8 faz em média 16,3 km/l quando abastecido com gasolina, e 10,9 km/l para o etanol. Na estrada são 14,5 km/l e 9,9 km/l, respectivamente. Para o 2.0 os valores são: 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade, 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) em estrada.
Já o Honda Civic 1.5, movido apenas à gasolina, o aproveitamento é de apenas 11,8 km/l na cidade, e, mais parelhos, 14,4 km/l na estrada. Já o 2.0, híbrido, consegue 10,5 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol) na cidade, e 13 km/l (gasolina) 8,9 km/l (etanol) na estrada.
3 – Desempenho
No desempenho temos uma clara vantagem na comparação entre o Toyota Corolla e o Honda Civic. Isto porque o Civic em sua versão 1.5 Turbo CVT, supera qualquer versão do Corolla em todos os pontos. Isto é esperado, uma vez que a Honda sempre buscou um estilo mais esportivo com o seu sedan.
No Civic 1.5 Turbo CVT temos 173 cavalos de potência (cv), com torque de 22,4 quilograma-força (kgfm). Já no Corolla 2.0 Aspirado, versão mais potente do sedan japonês, são 169 cv 21,4 kgfm. Apesar disso, quando abastecido com etanol, ele consegue um pouco mais de desempenho, e chega aos 177cv.
4 – Manutenção
Uma vez que nenhum dos dois modelos de sedan são carros populares, os custos de manutenção devem ser muito bem avaliados antes da compra. Aqui mais uma vez encontramos muita paridade, mas que cai por terra para a quarta manutenção, feita no 4° ano do carro ou quando ele alcança os 40 mil quilômetros rodados.
Para o Toyota Corolla, a quarta revisão fica por volta de 1300 reais na concessionária, valor universal. Já o Honda Civic varia de preço por cidade e estado.
Mas, para se ter uma ideia, em São Paulo o valor pode chegar a mais de R$ 2.000,00, uma diferença significativa que joga por terra a pequena vantagem no valor das manutenções anteriores do Civic.
5 – Preço
Finalmente, no preço do veículo em si as coisas se invertem com relação à manutenção. Isto porque, independente da versão, o modelo da Honda é muito mais acessível. Sua versão high-end, o Touring 1.5 Turbo, fica por volta de 160 mil reais, e a mais básica LX 2.0, por 117 mil.
O Corolla, por sua vez, chega a custar 175 mil reais em sua versão Altis Premium 1.8 Hybrid, e começa em 133 mil em sua versão GLI 2.0.
Assim, vemos que essa diferença acaba mitigando a discrepância vista na manutenção, e, de certa forma, até comporta os gastos extra com combustível por algum tempo.
Comparação Toyota Corolla ou Honda Civic: qual o melhor?
Se o seu foco é um carro mais família e com economia, o Toyota Corolla dará melhores resultados no longo prazo, com menos consumo de combustível e manutenção mais acessível.
Já o Honda Civic é uma opção incrível para quem deseja um carro mais esportivo e com preço relativamente acessível, mesmo em suas versões de luxo. O consumo na cidade não é dos melhores, mas na estrada, quando se pode colocar o pé no acelerador, ele não fica muito atrás, além de superar em desempenho o seu principal competidor.