Comprovante de Renda Autônomo: como comprovar renda sem ter carteira assinada
Precisa de um comprovante de renda para autônomo? Nosso artigo detalha várias alternativas que podem te salvar. Confira!
A vida de um trabalhador autônomo é repleta de liberdade e flexibilidade, mas também apresenta seus próprios desafios. Um desses desafios surge na hora de obter um comprovante de renda para autônomo.
Em um primeiro momento, esta é uma tarefa que pode parecer complexa para quem não possui carteira assinada. No entanto, existem várias maneiras de fazer isso.
A seguir, vamos explorar diferentes alternativas que os trabalhadores autônomos podem usar para comprovar a renda, explicando em detalhes como funciona cada alternativa.
Declaração de Faturamento do MEI
O DANS-SIMEI, ou Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, é uma opção para quem tem seu negócio regulamentado pelo MEI.
Este documento, entregue todos os anos, registra o faturamento bruto do ano anterior, servindo como um comprovante de renda autônomo eficaz.
Através do DANS-SIMEI, é possível demonstrar de forma transparente e oficial o quanto o seu negócio gerou de receita durante o ano.
Por isso, este documento é especialmente útil para autônomos que possuem um MEI, já que demonstra de forma clara e objetiva o faturamento do negócio.
Declaração de Imposto de Renda
A Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é uma forma oficial e válida em todo o território nacional de comprovar a renda.
Todos os anos, milhões de contribuintes, incluindo autônomos, devem preencher e enviar esta declaração para a Receita Federal. Através dos ganhos listados e do patrimônio acumulado, qualquer instituição financeira pode fazer uma média da renda do cliente.
A Declaração de Imposto de Renda é um documento extremamente importante, pois além de ser uma obrigação legal, também serve como um comprovante de renda para autônomo.
Nela, você declara todos os seus rendimentos do ano anterior, incluindo os ganhos como autônomo. Assim, a declaração serve como um registro oficial de seus ganhos, sendo amplamente aceita por bancos e outras instituições financeiras.
Extratos Bancários
Os extratos bancários são uma das formas mais fáceis e acessíveis de comprovar a renda para autônomos. Afinal, este documento registra todas as movimentações bancárias, desde recebimentos até saques e pagamentos de contas.
Com isso, ele permite demonstrar para a instituição financeira quanto o autônomo está ganhando, se mostrando como uma ferramenta poderosa para a comprovação de renda.
Para um autônomo, o extrato bancário pode mostrar o fluxo de dinheiro entrando na conta, que pode ser proveniente de pagamentos de clientes ou de outras fontes de renda.
Decore
A Decore, ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, é outra maneira de comprovar a renda sendo autônomo.
Este documento eletrônico é emitido por um contador e utiliza informações de rentabilidade de outras fontes. A declaração pode incluir recibos de pagamento, Declaração de Imposto de Renda, contratos, carnê Leão, entre outras formas comprobatórias de faturamento da empresa.
Por isso, a Decore é um documento oficial que atesta os rendimentos de profissionais autônomos. Para emiti-la, o contador irá analisar diversos documentos que comprovem a renda do profissional.
Contratos de Prestação de Serviço
Muitos autônomos formalizam o trabalho que realizam para clientes por meio de contratos de prestação de serviço.
Estes contratos, que precisam ter firma reconhecida em cartório e conter informações comprovando que quem o assinou tem o poder de cumpri-lo, também são válidos como comprovante de renda autônomo.
Os contratos de prestação de serviço são uma excelente maneira de comprovar a renda para autônomos. Eles detalham o escopo do trabalho a ser realizado, o valor a ser pago pelo serviço, e a duração do contrato.
Sendo assim, ao apresentar esses contratos como comprovante de renda, você está mostrando que possui uma fonte de renda estável e contínua.
Comprovar a renda sendo autônomo pode parecer complicado, mas existem várias alternativas disponíveis. Mas lembre-se, é essencial manter todos os seus documentos e registros financeiros em ordem para facilitar este processo.
Com as informações corretas e uma boa organização, é possível comprovar sua renda de maneira eficaz e sem complicações.
Você também pode gostar de ler
Quem paga INSS AUTÔNOMO tem direito a que?