Concurso da Polícia Civil: Inscrições abertas para mais de 500 vagas

Concurso da Polícia Civil de MG está com as inscrições abertas até novembro. Mais de 500 vagas, para vários cargos, estão disponíveis. Veja!

O concurso da Polícia Civil de Minas Gerais está com as inscrições abertas até o dia 9 de novembro para os cargos de delegado, médico legista, perito criminal, investigador de polícia e escrivão. Ao todo, 519 vagas estão disponíveis. Os salários variam de R$ 4.631,21 a R$ 12.967,43.

As inscrições para o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais devem ser feitas de forma online, pelos sites da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol) e Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc). As provas serão realizadas nos dias 12 e 19 de dezembro, pela manhã e tarde. É permitido que o candidato faça o exame para mais de um cargo, contato que os horários de prova não sejam os mesmos.

Publicidade

Publicidade

Quais são os critérios dos cargos do concurso da Polícia Civil de MG?

Concurso da Polícia Civil - 2022 (500 vagas)

As vagas do concurso da Polícia Civil de Minas Gerais estão distribuídas da seguinte forma:

  • 62 vagas para delegado; 
  • 9 vagas para médico legista; 
  • 21 vagas para perito criminal;
  • 30 vagas para investigador de polícia;
  • 397 vagas para escrivão de polícia. 

Eles serão designados para trabalhar em várias regiões do estado. Em julho, o anúncio da realização do processo seletivo já tinha sido feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. 

Vocês têm uma grande missão pela frente, temos conseguido melhorar ano a ano as taxas de criminalidade do estado. E contamos com o empenho e comprometimento de todos vocês. Quero anunciar nosso apoio e apoio do meu governo à Polícia Civil. Temos desenvolvido a instituição, modernizada, e teremos depois de oito anos um novo concurso”, afirmou Zema. 

Veja os critérios gerais para participar do processo seletivo para cada cargo. 

Publicidade

Publicidade

  • Ter sido aprovado no processo seletivo, classificado, em ordem decrescente de pontuação; 
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares.
  • Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

Cada cargo também conta com um critério específico relacionado à formação do candidato. 

  • Escrivão, Investigador de Polícia e Perito Criminal: Possuir o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, conforme item 1.14, a ser comprovado mediante a entrega de cópia do diploma, com apresentação do original, ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na  data da posse;
  • Médico legista: Nível superior correspondente a graduação em Medicina, de acordo com o artigo 10 da Lei Complementar nº 84/2005, alterado pelo artigo 1º da Lei Complementar 113/2010, a ser comprovada mediante a entrega de cópia do diploma e apresentação do original de diploma ou de Certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse; 
  • Delegado: Possuir o título de bacharel em Direito, curso estabelecido como pré-requisito, a ser comprovado mediante a entrega de cópia e original do diploma ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse. 

Medidas contra a covid-19 durante o concurso

As provas para o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais serão realizadas presencialmente. Por esse motivo, o edital reforça que os candidatos devem obedecer às normas de protocolos sanitários e de segurança para o enfrentamento da pandemia. 

Os inscritos devem se comprometer a:

  • Não comparecer nos locais de realização das provas com o diagnóstico positivo de Covid-19 nos 10 dias que antecedem à realização delas;
  • Não fazer as provas caso tenham tido contato com alguma pessoa com diagnóstico positivo de Covid-19 nos 10 dias que antecedem à realização das etapas;
  • Não comparecer caso apresentem dois ou mais sintomas, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Nos dias de realização dos exames, o uso de máscara será obrigatório. Os únicos momentos em que será permitido ficar sem o item de proteção são: para a identificação do candidato e no consumo de alimentos e na ingestão de líquidos.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar com o Cartão de Informações (CI) impresso. Nele, constarão dados como a data, horário e local de realização das provas.

Fontes: Polícia Civil MG, Fumarc, Acadepol e G1.

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário