Conheça o Fundo Imobiliário e veja como receber aluguel sem ser dono de um imóvel

Flavio Carvalho

26/10/2021

Os Fundos Imobiliários se tratam de uma modalidade excelente de investimentos, a qual é destinada ao empreendimento imobiliário, que permite um grande potencial de rendimento ao investidor, além de segurança, por se tratar de uma modalidade de  riscos moderados.

Conheça o Fundo Imobiliário e veja como receber aluguel sem ser dono de um imóvel
Fonte/Reprodução: original

O Fundo Imobiliário tem uma regulamentação realizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e, além disso, é repleto de opções de investimentos em títulos.

O que é o Fundo Imobiliário?

Fundo imobiliário (FII) se trata de uma modalidade de investimento destinada à aplicação nos empreendimentos de imóveis, que além da aquisição dos direitos reais dos bens imóveis, inclui também investimento em títulos como LCI (letras de crédito imobiliário), LH (letras hipotecárias), CEPAC, FII e CRI. O Fundo Imobiliário é regulamentado pela CVM n 472/08, e todo o seu funcionamento e oferta de cotas depende do registro prévio da comissão.

Vale lembrar que muitas das grandes corretoras possuem suporte para investimentos em Fundos Imobiliários, e na maioria das vezes os aplicativos de corretoras possuem instruções voltadas para aqueles que ainda são leigos, de modo que facilite o acesso de quem ainda não está ambientado com esse ramo de investimentos.

Quais as vantagens desse tipo de investimento?

Entre suas vantagens há destaque para segurança, acessibilidade (baixo valor necessário para investir), e a diversificação, devido ao fato de possuir um valor mais baixo, torna possível que o investidor invista em imóveis de segmentos diferentes.

Uma das enormes vantagens é que essa espécie de investimento é uma forma de se proteger da inflação, ao levar em conta que o setor imobiliário traz um bom retorno na maioria das vezes. Mesmo quando se investe valores baixos nos Fundos de Investimento Imobiliário já se torna possível receber pagamentos de aluguéis mensalmente, o que torna esse tipo de investimento uma ótima opção.

Referente ao percentual de rentabilidade, haverá bastante variação conforme o setor. Há casos em que o investimento gera até 100% de lucro em um ano, em relação ao valor investido, mas a média dos FIIs do índice IFIX está sendo de 8,4% neste último ano, valor que está bem acima do Tesouro IPCA +, por exemplo, superando-o em 4,27 pontos.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta