Detran RJ anuncia acordo para emissão de CNH em cartórios. Veja como funcionará

No Rio de Janeiro, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) deve permitir que em breve seja possível realizar a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cerca de 300 cartórios em todo o estado.

Com o acordo entre o Detran RJ e os cartórios fluminenses, será a primeira vez que os motoristas do estado poderão emitir o documento fora do departamento.

Publicidade

Publicidade

O objetivo da parceria é atender a grande demanda causada pela pandemia de covid-19. Por conta das medidas de restrição para conter o avanço do novo coronavírus, os serviços do Detran ficaram suspensos e a fila de espera no departamento acabou crescendo.

emissão cnh rj
Parceria entre Detran-RJ e cartórios permitirá emissão de CNH fora do departamento pela primeira vez. Foto: Alexandre Simonini

Veja também: CNH vencida? Veja o que fazer se sua CNH venceu durante a pandemia

Quando será possível emitir CNH em cartórios do RJ?

Os motoristas do Rio de Janeiro ainda terão que esperar para aproveitar o serviço de emissão de CNH em cartórios. Isso porque as parcerias ainda dependem de treinamento dos funcionários dos cartórios para serem postas em prática.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o Detran-RJ também deve instalar máquinas nos cartórios para que os serviço possa ser oferecido nos locais.

Enquanto isso, é importante lembrar que os prazo de vencimento das CNHs continuam suspensos por tempo indeterminado, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Portanto, ao menos por enquanto os motoristas fluminenses não precisam se preocupar em esperar a liberação deste serviço.

Em caso de dúvidas sobre o processo de renovação da CNH, basta acessar o site do Detran-RJ e conferir as informações disponíveis na plataforma.

Já para as pessoas que estão tirando a primeira habilitação em qualquer categoria, além das informações disponíveis no mesmo site, o Detran-RJ disponibiliza um vídeo explicando o passo a passo do processo:

Para não cometer erros na hora de solicitar a CNH, aproveite para conferir também nosso texto sobre cuidados para se tomar ao fazer a solicitação.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário