Detran RJ faz mutirão para emissão de RG para candidatos do Enem e outro vestibulares
Candidatos do Enem e de outros vestibulares de verão, que serão realizados neste ano, podem comparecer em qualquer unidade do Detran RJ no sábado, dia 6 de novembro, para participarem do mutirão de emissão de RG.
O atendimento no dia do evento será por ordem de chegada, com a distribuição de senhas e sem a necessidade de agendamento. Os candidatos dos processos seletivos que desejarem fazer uma nova via do RG podem se apresentar em qualquer unidade do Detran RJ do estado, com o comprovante de inscrição dos exames, certidão de nascimento original ou cópia autenticada ou certidão de casamento em mãos.
Como será feito o mutirão para emissão de RG no Detran RJ?
No sábado, o atendimento dos estudantes para emissão do RG será realizado das 8h às 14h nas unidades do Detran RJ. A única exceção é para os postos em shoppings, em que o horário vai ser das 10h às 16h.
Durante o mutirão serão emitidas a primeira e a segunda via da identidade. A primeira é gratuita, mas para a segunda, é preciso fazer o pagamento de uma taxa de R$ 41,79.
O presidente do órgão de trânsito, Adolfo Konder, faz um apelo para que os candidatos ao Enem e vestibulares não deixem para fazer o documento de identificação de última hora.
O Detran RJ está fazendo esse mutirão especial para que os estudantes possam se planejar e não sejam prejudicados por falta de documentos na hora de fazer seus exames e se inscrever nas vagas para universidades, cursos ou colégios”, diz Konder.
Este não é o primeiro mutirão desse tipo realizado pelo Detran RJ em 2021. Em setembro, 800 pessoas emitiram o RG.
Mutirão para emissão de carteiras de visitantes de presos no Detran RJ
No dia 6 de novembro, outro mutirão será realizado pelo Detran RJ. O objetivo dele é emitir carteiras de identidade Seap, que são destinadas aos visitantes de presos custodiados em uma das Unidades Prisionais ou Hospitalares da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
O órgão de trânsito espera atender cerca de duas mil pessoas no sábado. Neste caso é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h.
Vamos realizar um mutirão para suprir essa demanda, que ficou reprimida por conta da pandemia. Para agilizar, colocaremos os nossos postos de atendimento à disposição das pessoas no dia 6″, reforçou o presidente do Detran RJ, Adolfo Konder.
Entre março de 2020 e julho deste ano, as visitas aos presos foram suspensas, por conta dos altos casos de covid-19. Elas só foram retomadas com o avanço da vacinação no Rio de Janeiro e, a partir disso, houve o aumento da demanda nos postos de atendimento do Detran.RJ com solicitações para a emissão da carteira.
A visitação de parentes é muito importante e contribui de forma positiva para o processo de ressocialização dos detentos”, disse o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Fernando Veloso.
O atendimento do mutirão será feito das 8h às 16h em mais de 30 postos do Detran.RJ. Neste link é possível verificar as unidades que atendem regularmente para emissão de carteira Seap.
Carteira de identidade virtual
A nova carteira de identidade virtual está disponível para os cidadãos do Rio de Janeiro. Ela é acessada pelo celular e tem validade em todo o território nacional. Ela começou a funcionar no dia 20 de outubro e só na primeira semana teve 63 mil acessos.
Destes, 41.580 foram homens (66%) e 21.420 por mulheres (34%). A maioria dos usuários tem entre 31 e 50 anos. O documento digital não é obrigatório.
O objetivo do Governo é oferecer mais um benefício aos cidadãos do estado em seu processo de digitalização dos serviços. É preciso lembrar que a identidade digital pode ser baixada, de início, por quem tem carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.”, informa o Detran RJ.
Veja como acessar o documento digitalmente:
- Baixe o aplicativo “Identidade Digital RJ”;
- Dê as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
- Escaneie o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
- Permita o reconhecimento facial via aplicativo;
- Crie uma senha numérica para login do aplicativo;