Quem está isento de pagar o imposto de renda em 2022?

Felipe Matozo

23/02/2022

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda em 2022 seguirá entre o início de março e o fim de abril, e muitas pessoas já se preocupam em saber quem está isento do IR neste ano.

Como a Receita Federal manteve a maior parte das regras dos anos anteriores, este cenário teve poucas mudanças, e muitos trabalhadores, que não precisavam declarar, mantiveram o direito à isenção.

A seguir, veja os principais quesitos que dão direito à isenção do Imposto de Renda em 2022, e o que fazer nestes casos.

Como funciona a isenção do imposto de renda?

Quem está isento de pagar o imposto de renda em 2022?

Veja quem está isento de declarar o Imposto de Renda em 2022. Foto: Canva

A maioria dos casos de isenção do Imposto de Renda estão relacionado à faixa de rendimentos tributáveis no ano anterior. Ou seja, quem não atingiu o valor necessário para declarar o imposto de renda.

Assim como no último ano, o limite de rendimentos que dá direito à isenção do Imposto de Renda é de R$ 28.559,70 no ano, o que representa uma média mensal de R$ 2.379,97.

Sendo assim, quem teve rendimentos tributáveis abaixo deste valor em 2021 está isento do Imposto de Renda em 2022. São considerados rendimentos tributáveis fontes de renda como salários, renda de aluguéis, rendimentos como autônomo, aposentadoria ou pensão do INSS e pensão alimentícia.

No entanto, é importante destacar que aposentados, pensionistas ou reformados a partir de 65 anos têm direito à isenção parcial.

Além disso, portadores de doenças graves que recebem benefícios também ficam isentos do Imposto de Renda. Entre as doenças que dão direito à isenção estão moléstia profissional, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, cegueira, hanseníase, tuberculose ativa, entre outras.

Para conferir a lista completa de doenças que se encaixam nesta situação, acesse o site do Governo Federal.

É necessário fazer algo, ou basta enviar a declaração?

No caso dos portadores de doenças graves, é preciso solicitar isenção do imposto de renda e comprovar a condição com documentos médicos.

Nesse caso, é possível pedir o serviço pela internet, e a ida ao INSS é necessária apenas se houver convocação da perícia. Para conferir como solicitar o serviço, acesse a página gov.br pelo link indicado acima.

Enquanto isso, para as pessoas que não tiveram renda suficiente para a declaração obrigatória do Imposto de Renda, não é preciso fazer nada.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.